12/06/2008 18h15 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Onze prefeitos da Região Litoral Sul assinam protocolo de intenções para implantação do projeto "Espírito Santo sem Lixão"

Onze prefeitos da Região Litoral Sul assinaram com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na manhã desta quinta-feira (12), o protocolo de intenções para criação do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), previsto no projeto "Espírito Santo sem Lixão".

Antes da assinatura, o secretário de Saneamento, Paulo Ruy Valim Carnelli, abriu a solenidade falando sobre todo o processo de estudo e elaboração do projeto e sua importância. “Esse é um dos 20 projetos prioritários do Governo do Estado, que está apresentando uma solução aos municípios para a destinação adequada dos RSU”, ressaltou.

Em seguida, o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb, Carlos Roberto de Lima, fez uma apresentação do “Espírito Santo sem Lixão”, desde sua elaboração até uma demonstração de como funcionará a partir da construção e funcionamento dos aterros sanitários. Ele também citou um exemplo de má gestão dos RSU e suas conseqüências.

“Essa é uma questão que deve ser planejada para que problemas como os que têm acontecido em Nápoles, na Itália, não ocorram. Lá, a população tem convivido com o lixo no meio das ruas. Esse projeto antecipa uma solução para o Espírito Santo e possui ainda sustentabilidade do ponto de vista econômico, ambiental e legal”, enfatizou o subsecretário. No decorrer da apresentação houve troca de idéias e algumas dúvidas foram esclarecidas.

Durante a apresentação, o prefeito de Marataízes, Antônio Bitencourt, contou que o seu município já estava viabilizando um projeto de aterro sanitário, mas que após a proposta do Governo, que disse ser "muito mais completa", resolveu aderir ao projeto.

“Nossa Região já havia constatado a necessidade da criação de um Consórcio, já que somos uma cidade turística e, no verão, o nosso problema com a destinação do lixo ainda se torna maior. Esse projeto vai nos trazer muitos benefícios”, enfatizou Bitencourt.

Prefeitos assinam Protocolo de Intenções.

O Espírito Santo sai na frente

“O Espírito Santo está saindo na frente com esse proposta”. Assim constatou Flávia Roberta Cysne de Novaes Leite, prefeita de Mimoso do Sul. “Esse é um projeto muito avançado e só vai depender da capacidade dos municípios se unirem para que aconteça. Os municípios que aderirem se articularão para resolver um problema que é mundial”, concluiu.

A prefeita de Itapemirim, Sandra Peçanha de Almeida Marvila, destacou a importância do "Espírito Santo sem Lixão" para o meio ambiente. “O projeto do Governo é um instrumento que caminha junto com a nossa luta em favor do meio ambiente. Em Itapemirim nós já temos um trabalho permanente para que os munícipes realizem a coleta seletiva. Com o "Espírito Santo sem Lixão" nós poderemos reforçar, ainda mais, esse nosso programa. É também uma solução que representará um custo muito menor para a cidade”, enfatizou Sandra Marvila.

Compareceram os prefeitos de Alfredo Chaves, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Rio Novo do Sul, Piúma, Presidente Kennedy e São José do Calçado. Representaram as prefeituras de Guarapari e Vargem Alta, os secretários de Meio Ambiente Antônio Teles e Ítalo Nicolle, respectivamente. Apenas a prefeitura de Anchieta não compareceu à reunião.

Também estiveram presentes o subsecretário de Saneamento e Habitação (Sedurb), Eduardo Loureiro Calhau, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Maria da Glória Abaurre; a diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini e o secretário de Estado de Gerenciamento de Projetos (Segep), Ênio Bergoli.

O “Espírito Santo sem Lixão” foi lançado em fevereiro deste ano e, no mesmo mês, o Governo se reuniu com as regiões Sul Serrana, Litoral Sul, Doce Oeste e Norte para apresentação do projeto. Em março as duas últimas regiões assinaram o Protocolo de Intenções, sendo que a Região Doce Oeste, no final do mês passado aprovou, em todos os seus 16 municípios, as leis que ratificam o Protocolo de Intenções.

O principal objetivo do projeto é o destinar corretamente aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e acabar com os lixões ainda existentes em território capixaba. O Estado vai investir cerca de R$ 50 milhões até 2010 na implantação de quatro Sistemas de Destinação Final Adequada de RSU.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação da Sedurb