03/02/2009 13h54 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Orla do Centro de Guarapari já conta com iluminação ornamental

As praias da Areia Preta, do Meio e das Castanheiras, na orla do Centro de Guarapari já têm 70% de sua iluminação inaugurada desde o último fim de semana. A novidade faz parte da obra que está sendo executada pelo Governo do Estado, dentro do Programa de Recuperação Turística do município.

A previsão é de que, até o fim desta semana, toda a iluminação esteja ligada. O investimento nas obras de urbanização, só nestas praias, é de aproximadamente R$ 4,8 milhões.

“Dando continuidade aos esforços para agilizar a conclusão das obras, demos mais um importante passo com a ligação do sistema da iluminação ornamental. Quando entregamos os quiosques, em dezembro, providenciamos também a ligação de água e energia para que o trabalho dos comerciantes pudesse ser feito sem nenhum prejuízo. Agora, com a iluminação na orla, garantimos também que o lazer e o convívio entre turistas, moradores e comerciantes possa acontecer de maneira segura e agradável, também à noite”, disse o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli.

O sistema de iluminação é composto por três tipos de luminárias: os postes maiores são direcionados para iluminar a praia; os outros dois tipos, com foco direto e indireto, de altura média, foram distribuídos ao longo calçadão. Ao todo, são 133 postes de iluminação que irão garantir mais segurança e beleza ao longo da orla.

O sistema é ainda dotado de sensor fotoelétrico, que permite que as lâmpadas acendam e apaguem automaticamente, contribuindo assim com a economia no consumo. A responsabilidade pelos custos de manutenção e do consumo de energia é municipal.

O conjunto de obras faz parte do Programa de Recuperação Turística do município. No total, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 10 milhões em melhorias nas praias do Centro, de Setiba e do Riacho, abrangendo o trecho entre Guarapari e Nova Guarapari.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva