04/06/2008 11h17 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Paulo Ruy Carnelli participa da solenidade de assinatura de Ordem de Serviço no Seminário Água 2008

Na manhã desta quarta-feira (04), o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano(Sedurb), Paulo Ruy Valim Carnelli, participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço das obras de Implantação de Esgotamento Sanitário na sede de Marechal Floriano, durante o Seminário Água 2008.

Paulo Ruy, que estava representando o Governo do Estado, compôs a mesa com o prefeito de Marechal Floriano, Elias Kiefer; com o presidente da Cesan, Ricardo Maximiliano Goldschmidt, e com o diretor de Operações do Interior da Cesan, Carlos Fernando Martinelli.

“Um momento histórico para o município!” Assim Elias Kiefer definiu as ações que serão desenvolvidas a partir da execução das obras previstas na Ordem de Serviço. “Esse momento parece um sonho. Sou muito grato ao Governo do Estado e, em especial, ao Paulo Ruy, que à frente da Cesan, foi incansável e continua sendo o nosso parceiro”, afirmou o prefeito.

Paulo Ruy falou sobre a importância de todos se comprometerem na conservação e uso da água. “Há cinco anos, quando me tornei presidente da Cesan, percebi como realmente a água é importante para todos. Poucos se mobilizam para cuidar de um pedaço de rio, de uma nascente. E esse deve ser um papel de cada um de nós”, enfatizou.

“Continuo meu trabalho, agora à frente da Sedurb, que interage com a questão do saneamento e muitos outros assuntos ligados a essa área. Quero continuar me empenhando para que atividades como esse seminário aconteçam e contribuam para um trabalho sério. Mas o Governo não pode ser responsabilizado pelo mau trato dos rios. Todos nós temos uma parcela de responsabilidade nessa tarefa. O rio é de todo mundo”, ressaltou o secretário.

Ele ainda falou sobre o projeto “Espírito Santo sem Lixão”, da Sedurb. “O Governo do Estado está oferecendo inteligência técnica e recursos para que os municípios capixabas, divididos em seis regiões, tenham aterros sanitários e possam dar a destinação adequada aos Resíduos Sólidos Urbanos e acabar com os lixões do Espírito Santo. Logo, estamos investindo em duas coisas muito importantes: esgotamento sanitário e, com o “Espírito Santo sem Lixão”, estamos contribuindo para que uma parcela significativa do lixo produzido não acabe dentro dos nossos rios”.

Paulo Ruy concluiu fazendo um apelo a todos os participantes do Seminário Água 2008. “Não inventaram nada ainda para substituir a água. Nós temos de encontrar argumento e sabedoria dentro de nós para cuidarmos de maneira adequada desse recurso essencial para a vida. Peço que todos pensem nisso no momento em que estiverem praticando um gesto simples: bebendo um copo de água”.

O seminário que está acontecendo desde ontem no Cerimonial Le Buffet, termina nesta quarta (04), às 18 horas, e está sendo promovido pelos comitês de bacia hidrográfica dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória e pela Organização Não-Governamental (Ong) Ecobacia. Os comitês de bacia também contam com apoio e patrocínio da Cesan e das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag).

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação da Sedurb