15/06/2010 12h14 - Atualizado em 04/05/2016 16h27

Pinheiros recebe recursos estaduais para obras de melhorias urbanas, habitação e estudos de barragem

Mais de R$ 2,5 milhões serão aplicados no município de Pinheiros por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb/ES). Os recursos serão destinados a obras de melhorias urbanas, habitação e à contratação de consultoria especializada para realização de estudo de impactos, a partir do início da operação da barragem de Pinheiros. O evento de repasse do montante será nesta quarta-feira (16), às 9 horas, na Praça Cristiano Dias Lopes (Praça do Posto), no Centro da cidade.

Para a execução das obras de pavimentação e drenagem e construção de casas, por meio do ‘Programa Nossa Casa’, serão assinadas ordens de serviço pelo prefeito Antônio Carlos Machado, em solenidade que contará com a presença do governador Paulo Hartung, da secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, e da diretora-presidente do Idurb/ES, Helena Zorzal.

Ainda durante o evento, Helena Zorzal assinará um convênio com o município para contratação de consultoria técnica especializada destinada à avaliação dos impactos causados pela inundação da barragem do Rio Itauninhas e a análise da desapropriação de produtores rurais, moradores da área de 320 hectares, que será atingida após o fechamento das comportas. Para os estudos, serão investidos R$ 266.788,00.

Aproximadamente 460 produtores rurais do entorno da barragem serão beneficiados diretamente, pois terão garantida a atividade de irrigação de suas lavouras. No entanto, toda a população de Pinheiros será favorecida com o armazenamento de água, que poderá contribuir com o abastecimento em períodos de estiagem. Atividades de agroturismo também poderão ser estimuladas, ampliando a economia local. Quando as comportas forem fechadas, será formado um lago de 14 milhões de metros cúbicos.

A barragem foi construída no município de Pinheiros com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e foi concluída no final de 2008.

Construção de moradias populares e obras de drenagem e pavimentação

Mais de três quilômetros de ruas serão calçadas em três bairros de Pinheiros. As obras de drenagem e pavimentação serão realizadas a partir de um convênio firmado entre a Sedurb e a prefeitura local.

Um total de 17 ruas nos bairros Vila Nova, Canaã e Centro receberão obras, cujo investimento total será de R$ 1.497.200,00, dos quais R$ 800 mil são provenientes do Tesouro Estadual. Aproximadamente três mil pessoas receberão benefícios diretos, pois os locais atualmente não possuem rede de coleta de águas pluviais e a população convive com poeira e lama em dias de chuva.

As intervenções acontecerão nas ruas Wilson Tótola, João Emanuel Gagno, C e Projetada (Centro); ruas Amaranto, Águia Branca, Projetada, trecho da Rua Padre Anchieta, Palmeirinha, Gil Veloso, Dr. Lobato, Sagrada Família, Horto das Perobas, Amélio Fávaro e Herildo Santos Alves (Vila Nova); e ruas General Rondon e João Evangelista (Canaã). Estima-se que as obras serão finalizadas em um prazo de 11 meses, a partir do seu início.

Também será autorizado o início das obras do ‘Programa Nossa Casa’ que beneficiará 65 famílias com a construção de moradias de interesse popular no loteamento Nova Jerusalém. Para tanto, o Idurb/ES repassará R$ 1.483.348,98 de um total de R$ 1.648.165,00. Ao município caberá a garantia de atendimentos dos serviços de infraestrutura urbana básica, com o abastecimento de água, coleta de esgoto e energia elétrica.

Outros convênios em Pinheiros

A Sedurb e o Idurb-ES, entre obras concluídas, em execução ou para serem iniciadas em Pinheiros, já contabilizam investimentos na ordem de R$ 5,4 milhões.

Entre as obras finalizadas estão a pavimentação de 16 ruas nos bairros Vila Verde, Niterói, Santo Antônio, Jardim Planalto e Nova Galiléia, além das ruas Principal, da Igreja, D e B, no povoado de Vila Fernandes. Também já foram entregues em 2006, 29 unidades habitacionais.

Encontram-se em execução obras de outras 50 moradias no loteamento Nova Galiléia, por meio do Programa Nossa Casa, com recursos financiados a partir do Programa de Atendimento Habitacional do Governo Federal, Pró-Moradia.

Assessoria de Comunicação/ Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva