19/04/2010 07h55 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Pinheiros: Unidade de Saúde, asfaltamento, barragem e Cia da Polícia Militar

O vice-governador Ricardo Ferraço esteve no município de Pinheiros para a inauguração da 2ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiros e da primeira das 60 Unidades de Saúde que o Governo do Estado vai entregar à população capixaba.

O evento, que aconteceu neste sádabo (17), no bairro Galiléia, contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, do prefeito de Pinheiros, Antônio Machado, além da comunidade local, deputados federais e estaduais, vereadores e prefeitos das cidades vizinhas.

Saúde

A Prefeitura de Pinheiros recebeu R$ 940 mil em repasses do Governo para a construção da Unidade de Saúde, que vai beneficiar mais de seis mil habitantes da região.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tozi, o investimento na Unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. “Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária”, ressaltou Tozi.

A Unidade Saúde da Família tem 630 metros quadrados de área física, com consultórios médicos (clínico, ginecológico, pediátrico) e odontológico, salas de observação, esterilização, acolhimento, vacinação, nebulização, farmácia, almoxarifado, copa, sala de estudo, depósito de resíduo hospitalar e auditório para 70 pessoas, além de serviços de enfermagem.

Infraestrutura

O município de Pinheiros também está recebendo importantes investimentos do Governo em infraestrutura, com os estudos de intervenção e indenização na área de influência da barragem do Rio Itauninhas, no valor de R$ 266 mil.

As obras da barragem irão beneficiar cerca de 460 pessoas e proporcionar melhorias no abastecimento de água para a população urbana de Pinheiros, além de irrigação de lavouras, atividades relacionadas à piscicultura; agroturismo e armazenamento de águas que será utilizada em casa de longa estiagem.

Além disso, três bairros terão drenagem e pavimentação, totalizando 17 ruas, num investimento que ultrapassa R$ 1,5 milhão. De acordo com o vice-governador Ricardo Ferraço, as obras de pavimentação e drenagem das ruas beneficiarão cerca de 5000 pessoas e irão gerar cerca de 30 empregos diretos.

“Hoje, temos obras e serviços em execução nos 78 municípios do Estado, além de direcionarmos 60% dos investimentos para o interior. Na realidade, estamos corrigindo um equívoco histórico que concentrou a aplicação de recursos apenas na Região Metropolitana. Aqui em Pinheiros, como nos demais municípios, trabalhamos sempre para dar melhores condições de vida aos capixabas”, afirmou o vice-governador.

Já foram concluídas obras de pavimentação de 19 ruas referentes a dois convênios firmados entre a Sedurb e o município de Pinheiros. Foram atendidos os moradores dos bairros Vila Verde, Niterói, Santo Antônio, Jardim Planalto, Nova Galiléia e do Povoado de Vila Fernandes. Os recursos repassados pelo Governo do Estado para essas intervenções somam mais de R$ 1,6 milhão, de um total de R$ 2,2 milhões.

Ainda no sábado, a população de Pinheiros passou a contar com a nova unidade da Polícia Militar no município, que abrigará a 2ª Cia do 2º Batalhão, num prédio que foi cedido ao município pelo Ministério Público. “O reforço policial da região contará com um efetivo de 30 homens, que poderão chegar a 60, após a formatura nos novos soldados”, concluiu Ricardo Ferraço.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223-4254 / 9860-6135
Texto: Francine Leite