05/08/2013 10h09 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é discutido em Colatina

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou na última sexta-feira (02) e sábado (03) a primeira oficina temática para discutir o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob) em Colatina. O encontro foi realizado na Câmara municipal, com a presença de cerca de 40 pessoas entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil, associações e sindicatos. A ação faz parte da primeira etapa para o desenvolvimento do Plano que será realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Sedurb.

As oficinas têm como objetivo mobilizar atores locais, oferecer capacitação no tema de mobilidade e dar início ao processo participativo de planejamento, realizando a identificação de problemas relacionados à mobilidade. A intenção é transmitir informações sobre o início da execução do projeto do PlanMob do Estado do Espírito Santo.

O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, destacou a importância do encontro para o município. “Este é um momento muito importante para pensarmos a mobilidade do nosso município de forma conjunta”, frisou Leonardo.

O prefeito destacou ainda a proposta para construção da terceira ponte no município. “O governador Renato Casagrande firmou um compromisso para a construção da ponte, e a definição do local onde será implantada e de como se desenvolverá este projeto será decidida de forma planejada e com a participação da população”, pontuou Leonardo.

Para o secretário executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas, Wilson Lempê Filho, a realização do plano é essencial para a economia do município. “É fundamental a realização desta ação, pois o comércio é o que mais sente com a falta de mobilidade. Muitos consumidores de regiões próximas acabam sendo inibidos pela dificuldade de locomoção e isso provoca um enfraquecimento muito grande para nossa economia”, explica Wilson.

A presidente da Associação de Moradores dos bairros Simonasse e Foravanti Marinho, Denise Custódio, ressalta a oportunidade de levar as reivindicações dos moradores. “Estou trazendo as expectativas e reivindicações de dois bairros amplos que foram criadas sem qualquer planejamento e hoje sofrem com a dificuldade de mobilidade. Um dos problemas mais graves é dificuldade que o sistema de transporte público tem em atender a região, pois são dois bairros sitiados em áreas íngremes. Essa é uma reivindicação antiga e estamos na expectativa de que agora, com o PlanMob os problemas sejam sanados”, explica Denise.

O vereador Alcenir Coutinho, um dos representantes do Poder Legislativo, parabenizou a ação. “Essa discussão vem em boa hora, pois Colatina precisa de projetos e ações que possam melhorar a questão da mobilidade no município. O governo do Estado está de parabéns por ter premiado o município com essa ação.

As oficinas serão realizadas em todos os seis municípios beneficiados: Guarapari, Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim, na Região Central-Sul e Aracruz, Linhares e Colatina, na Regional Centro-Norte.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

O plano tem como objetivo contribuir para capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, com tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana.

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels.:3636-5021 / 3636-5002
Email:comunicasedurb@gmail.com/priscila.contarini@sedurb.es.gov.br /gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br