05/12/2013 15h20 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Plano Estadual de Habitação é debatido em Vitória

Um espaço para refletir e debater os desafios da questão habitacional. Esses foram os objetivos do Seminário Regional de Capacitação do Plano Estadual de Habitação (PEHAB) realizado nesta quinta-feira (05), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória.

Durante o seminário, que teve como foco a capacitação de técnicos e agentes da sociedade civil organizada, envolvidos com a temática habitacional, os participantes receberam informações sobre o Plano Estadual de Habitação e discutiram as estratégias para sua elaboração.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), envolveu também os municípios de Fundão, Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Na abertura do evento, o subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Calhau, falou sobre a importância do seminário. “Este encontro nos possibilita unir esforços para a elaboração de um plano habitacional bem sucedido, levando como ponto de partida a realidade urbana e rural do nosso Estado”, frisou Calhau.

O seminário foi conduzido pela arquiteta Jaqueline Menegassi, que destacou os contextos históricos determinantes para o surgimento dos desafios habitacionais da atualidade. “É importante ressaltar que os planejamentos existentes não conseguiram acompanhar as demandas na área de habitação, por isso, a principal função do plano é formular estratégias de longo prazo para equacionar as necessidades habitacionais do Estado”, pontuou Menegassi.

Nesta sexta-feira (06) acontece o último seminário regional. O evento será realizado na Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim e envolverá também os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Castelo, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivácqua, Apiacá, Mimoso do Sul, Ibatiba, Irupi, Iúna, Ibitirama, Muniz Freire, Divino São Lourenço, Alegre, Dores do Rio Preto, Guaçuí, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte.

Seminários já realizados

Os Seminários Regionais de Capacitação do Plano Estadual de Habitação (PEHAB) tiveram início na última segunda-feira (02) e seguem até esta sexta-feira (06). A ação já foi realizada nos municípios de Colatina e Nova Venécia e reuniu representantes de mais 37 municípios. Durante os encontros os participantes puderam trocar experiências e discutir as estratégias da elaboração do Plano estadual de Habitação, além de dar sugestões e apontar demandas das regiões.

Seminário no município de Colatina.

Seminário no município de Nova Venécia

Plano Estadual de Habitação

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Sedurb, contratou uma empresa especializada para a elaboração de Plano Estadual de Habitação (PEHAB), que envolve todos os 78 municípios capixabas.

O Plano Estadual de Habitação tem por objetivo realizar o levantamento da situação habitacional do Estado, com foco principal na habitação de interesse social, para conhecer a realidade e propor ações de curto, médio e longo prazo para atendimento às necessidades detectadas.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini