27/09/2007 08h20 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Ponto Belo é o primeiro município a integrar o programa “Nossa Casa”

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), e o município de Ponto Belo, assinaram nesta quinta-feira (27) os dois primeiros convênios do programa habitacional “Nossa Casa”, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), através da resolução nº. 460/2004. Os convênios prevêem a construção de 85 unidades habitacionais.

Mais de R$ 842 mil serão liberados para realização das obras, de acordo com a Caixa. Deste montante, R$ 180 mil serão investidos pelo Governo e Prefeitura. O município apresentou dois projetos, sendo um para a construção de 76 moradias e outro com nove, totalizando 85 casas, que serão doadas gratuitamente a 85 famílias.

A assinatura dos convênios aconteceu durante a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Ponto Belo. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung e do secretário do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Castiglione. O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio Thiago, representando o secretário de Estado da Sedurb, Rodrigo Chamoun, e pelo prefeito municipal, Jaime Santos de Oliveira Júnior.

Programa “Nossa Casa”

O cadastro e a seleção das famílias foram previamente feitos pelo município. De acordo com as regras do Programa ‘Nossa Casa’. Elas devem ter renda de até R$ 380,00 e estarem inscritas no programa Bolsa Família ou CadÚnico, ambos do Governo Federal, onde a renda per capita familiar deve ser de R$ 190,00. Os próximos municípios que devem ser beneficiados com o programa “Nossa Casa” são João Neiva e Jaguaré.

O ‘Nossa Casa’ foi lançado em maio deste ano, com o objetivo de diminuir o déficit habitacional do Estado, por meio de parcerias com prefeituras e movimentos populares, com a construção de moradias que possuam infra-estrutura básica. O programa tem como meta a construção de 3.500 unidades habitacionais em áreas urbanas e rurais, beneficiando famílias de baixíssima renda.

Karlla Hoffmann
Assessoria de Comunicação da Sedurb / Cohab-ES