12/07/2007 15h23 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Ponto Belo, João Neiva e Jaguaré podem ser os primeiros municípios contemplados pelo Programa ‘Nossa Casa’

Após a realização do último Seminário de Capacitação para o Programa Habitacional ‘Nossa Casa’, realizado nesta quinta-feira (12), em Santa Teresa, três municípios capixabas já estão com os projetos aprovados e com seus convênios em vias de serem assinados. O primeiro beneficiado deve ser Ponto Belo, com 121 casas. Desta vez, foram anunciados João Neiva, com 39 moradias, e Jaguaré, com 43 unidades.

De acordo com o secretário municipal de Ação Social de João Neiva, Marcos Antônio do Nascimento, o déficit habitacional no município é de 683 unidades e o problema vem sendo solucionado gradativamente. “Neste momento, estamos prestes a abrigar mais 39 famílias, mas temos projetos para que nossa meta seja batida e todos possam ser contemplados”, destacou. Só no bairro Cristal, 28 barracos de madeira serão substituídos pelas novas casas. As outras unidades serão distribuídas entre as localidades de Demétrio Ribeiro, Barra do Triunfo, Santa Luzia e Vila Nova de Cima e de Baixo.

Marcos Antônio explicou que a pulverização das unidades habitacionais facilita para a prefeitura, já que os locais possuem infra-estrutura e a dificuldade do trabalho social é menor. “É muito melhor quando não precisamos mudar essas pessoas de seus ambientes”, destacou. Ele afirma que das 683 famílias, 200 possuem lotes, mas estes não estão regularizados, o que pode atrasar o desenvolvimento dos projetos. “Pretendo pedir ajuda da Cohab para fazer a regularização fundiária nesses locais, e assim sanar o problema”, ressaltou.

O 5º seminário fez parte do Convênio de Cooperação Técnico-Administrativa, assinado no dia 04 de maio, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Caixa Econômica Federal (CEF), Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e Companhia de Habitação do Espírito Santo (Cohab-ES), durante o lançamento do Programa ‘Nossa Casa’. O objetivo foi orientar os municípios sobre as rotinas operacionais de contratação, acompanhamento e liberação dos recursos, referente aos projetos habitacionais para áreas urbanas e rurais que se enquadrem no âmbito do Programa Carta de Crédito FGTS, em conformidade com o disposto na Resolução nº. 460/2004 do Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço e Programa ‘Nossa Casa’.

O último encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santa Teresa, com as presenças do secretário de Estado, Rodrigo Chamoun, o gerente de Negócios da CEF, Antônio Carlos Nichio, o diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio Thiago, além de prefeitos e representantes de 11 municípios da região Centro Serrana.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Karlla Hoffmann