22/01/2013 12h45 - Atualizado em 18/08/2015 14h08

<b>População de Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Interlagos, Morada do Sol e Recanto da Sereia terá sistema de esgoto até 2015

“A necessidade de priorização dos investimentos em saneamento básico é uma marca deste Governo, que prioriza recursos para levar água tratada e rede de esgoto aos municípios. Investir em saneamento é o que há de mais concreto para melhorar a vida das pessoas, despoluindo o meio ambiente, valorizando regiões turísticas e diminuindo doenças e internações hospitalares”.

Foi com essa frase que o diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Neivaldo Bragato, definiu a importância da assinatura da ordem de serviço para início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Interlagos e Morada do Sol, em Vila Velha, e Recanto da Sereia, em Guarapari, que totalizam um investimento de R$ 36,5 milhões. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta (18), na Ponta da Fruta, com a presença de 300 pessoas.

O governador Renato Casagrande participou do evento, que contou também com a presença do prefeito do município, Rodney Miranda, funcionários e diretores da Cesan Anselmo Tozi, de Meio Ambiente; Antonina Sily, de Relações com o Cliente; Carlos Martinelli, de Operação do Interior; e Sandra Sily, de Operação Metropolitana, autoridades estaduais e municipais, além de moradores e lideranças comunitárias dos bairros beneficiados.

O governador ressaltou a importância do investimento de R$ 1 bilhão em quatro anos em obras de saneamento a cargo da Cesan, “uma empresa respeitada e eficiente”. E aproveitou a ocasião para anunciar que o Governo do Estado autorizou o estudo para implantar uma parceria público-privada em Vila Velha, o que pode elevar, em tempo antes que o previsto, a cobertura em esgotamento sanitário no município, atingindo o 100%, a exemplo da Capital, Vitória. As metas do Governo do Estado são elevar a cobertura de esgoto tratado na Região Metropolitana da Grande Vitória dos atuais 38% para 70% até 2014. O abastecimento de água na RMGV foi universalizado em 2008. A Prefeitura de Vila Velha, segundo o governador, deve providenciar os planos de saneamento e concessão para viabilizar o processo.

Casagrande enfatizou ainda que 2011 e 2012 foram anos difíceis para o Espírito Santo, pois o Congresso insiste em debater temas que prejudicam o Estado, como a lei de distribuição das receitas do petróleo. “Preparamos o Estado para navegar neste mar turbulento, para enfrentar esta hora dando apoio aos municípios. O programa estadual de saneamento é uma mostra disso”. Casagrande disse ainda que há outras duas áreas desafiadoras para o Estado, como Saúde e Segurança Pública. “Estamos atentos para dar resultados para a população, e é importante que as Câmaras e Prefeituras sejam parceiras quanto a estes setores. É possível continuar se o povo capixaba entender as dificuldades e que, juntos, vamos produzir ainda mais benefícios para todos”.

“Junto ao Banco Mundial, estamos buscando um investimento de mais R$ 150 milhões para a Bacia do Araçás e completar as redes de coleta e tratamento de esgoto na Grande Terra Vermelha”, afirmou Casagrande.

Iranilson Casado, secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), observou a participação maciça da comunidade no evento. “Isso mostra que estamos no caminho certo. O Espírito Santo é lindo, mas Vila Velha é deslumbrante. Os investimentos, por meio da Cesan, são importantes para os municípios e são o retorno para a população que paga seus impostos. Os resultados serão percebidos no futuro.”

O prefeito Rodney Miranda enfatizou que, de acordo com o Ministério da Saúde, cada real investido em saneamento significa a economia de R$ 4 em saúde e, por isso, o ato de assinatura da ordem de serviço representa uma parceria dos governos estadual e municipal em prol do bem comum.

"É com muita satisfação que participo desse primeiro ato público como prefeito e que reforça a parceria entre os poderes. Esse é um dos maiores investimentos na área de saneamento em prol da melhoria da qualidade de vida da população de Vila Velha”, disse o prefeito.

Obras beneficiarão 25 mil habitantes

As obras vão melhorar a qualidade de vida de 25 mil habitantes inicialmente, podendo beneficiar 66,3 mil habitantes até 2040, já que o sistema de esgoto foi projetado para acompanhar o crescimento populacional e a demanda futura. Após a conclusão, os serviços de coleta e tratamento de esgoto vão evitar a proliferação de doenças de veiculação hídrica e contribuirá para a preservação de alguns mananciais no município.

A previsão é que os serviços sejam concluídos até janeiro de 2015 e compreendem a construção de 76,8 quilômetros de redes de esgoto, 8,6 quilômetros de emissário de esgoto bruto, 3.580 ligações de esgoto e 18 elevatórias de esgoto bruto. Todos os resíduos serão tratados na Estação de Tratamento de Esgoto Grande Terra Vermelha, que será construída.

www.cesan.com.br