01/04/2013 07h32 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Prefeituras recebem orientação para participação em programas de habitação

Com o objetivo de dar continuidade aos projetos na área de habitação à diretora presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb- ES), Raquel Lessa, realizou na última terça-feira (26) uma reunião com prefeitos e secretários municipais de obras das prefeituras de Itapemirim, Mimoso do Sul, Piuma, Bom Jesus do Norte, Jerônimo Monteiro e Laranja da Terra, equipe técnica deo Programa ‘Nossa Casa’ e representantes do agente financeiro.

A reunião, realizada na sede do Instituto, proporcionou uma orientação aos prefeitos para facilitar o andamento dos programas de habitação Minha Casa Minha Vida e Nossa Casa.

A diretora presidente, Raquel Lessa, frisou a satisfação de receber os prefeitos e ressaltou a responsabilidade e o comprometimento que devem ter para participar de um programa de habitação. “Eu já estive no lugar que vocês estão hoje e sei que se não houver muito trabalho e responsabilidade o tempo´passa e não há tempo de fazer o que desejam", ressalta Lessa.

Raquel ainda completa “O Idurb está aqui para prestar apoio a vocês, auxiliando nas ações que devem fazer, para assim garantir o sucesso nesta que é uma das mais importantes ações de uma gestão que se preocupa com a qualidade de vida de seus cidadãos", pontua.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Também são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

O Programa Nossa Casa possui diferentes modalidades para disponibilização de recursos: por meio da Resolução 460 (CEF); com recursos provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual; ou em parceria com os municípios. A identificação dos beneficiados é realizada pelas prefeituras.

O Programa Nossa Casa é desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), em parceria com os municípios. Ele possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio da Resolução 460; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

Assessoria de Comunicacao Sedurb/Idurb
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels.: 3636-5021/3636-5002
Email: comunicasedurb@gmail.com/ Priscila.contarini@sedurb.es.gtov.br/ gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br