28/11/2007 17h22 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Presidente Lula inaugura obras e celebra contratos para saneamento e urbanização no Espírito Santo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (29), onde cumpre agendas de inaugurações e assinaturas de contratos do PAC de Saneamento. A previsão é que o presidente Lula desembarque no aeroporto de Vitória às 9 horas. Em seguida ele segue para Colatina, acompanhado do governador Paulo Hartung e do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Em Colatina, às 10 horas, em uma tenda montada na interseção da BR-259 com a ES-180, o presidente Lula e o governador Paulo Hartung participam da inauguração das obras de restauração da BR-259, rodovia importante para atender o fluxo turístico procedente do Centro-Oeste do país e fundamental para o escoamento da produção de rochas ornamentais, do pólo de confecções e de produtos agrícolas da região noroeste do Estado.

Além da restauração da pista de rolamento da rodovia, numa extensão de 106,3 quilômetros – da interseção da BR-101/ES, no município de João Neiva, a Baixo Guandu, na divisa do Estado com Minas Gerais _, foram construídos acessos à segunda ponte de Colatina, a variante de Colatina e uma ponte sobre o rio Pancas. A BR-259 vai de João Neiva até a cidade Felixlândia (MG), passando por Governador Valadares (MG).

A rodovia foi planejada inicialmente para atender ao turismo da região e ao desenvolvimento do noroeste do Espírito Santo. Atualmente, ela faz parte do corredor Leste-Oeste de exportação dessa área do Estado, atendendo a demanda de veículos de cargas, cujo fluxo aumentou a partir do ano 2000. A rodovia vai desafogar o tráfego pesado do centro da cidade de Colatina, por onde transitam mais de 300 caminhões por dia, carregados de blocos de granito.

Saneamento

Às 14 horas, o presidente Lula participa de um almoço com o governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta, em Vitória. Em seguida, às 15h15 será realizada uma solenidade em que serão assinados nove contratos de repasse de recursos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Orçamento da União para obras de saneamento, urbanização de favelas e ações socioambientais, que beneficiarão quatro municípios capixabas. Os contratos, que serão firmados com o governo estadual e os prefeitos de Serra e de Cariacica, totalizam R$ 145,7 milhões. O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, também estará presente no evento.

Com o Governo do estado serão assinados dois contratos, por meio da Companhia Estadual de Saneamento (Cesan), para aplicação dos recursos nos municípios de Vila Velha e Cariacica. Vila Velha receberá R$ 28,7 milhões para investir na implantação de redes coletoras, ligações prediais e estações elevatórias. Já Cariacica terá R$ 21,37 milhões para obras de complementação do sistema coletor do Baixo Rio Marinho/Sotelândia.

Com o município de Serra, o governo federal firmará contrato de R$12,5 milhões para urbanização de favelas, com construção de casas, infra-estrutura, projeto social e recuperação de córrego em Vila Nova de Colares. O município de Cariacica receberá R$ 11,4 milhões para urbanização de favelas no bairro Operário e outros R$ 18,83 milhões para urbanizar favelas no bairro Nova Canaã. Cariacica terá ainda de R$ 4 milhões do Programa Saneamento para Todos, para manejo de águas pluviais na bacia do rio Itanguá.

O município de Vitória também vai assinar contrato de empréstimo de R$ 2,7 milhões do Programa Saneamento para Todos para manejo de águas pluviais. A Prefeitura de Serra assinará ordem de serviço, no valor de R$ 10,7 milhões, para obras de urbanização de favelas. E a Prefeitura de Vitória vai celebrar ainda ordem de serviço de obras e ações socioambientais em cinco bairros da capital capixaba.Trata-se de investimento da União de R$ 33,2 milhões, no âmbito do Programa Habitar Brasil.

ArcelorMittal Tubarão

O presidente Lula e comitiva ainda visitará o município da Serra, onde, será realizada a solenidade de inauguração das obras de ampliação da companhia siderúrgica ArcelorMittal Tubarão.

O presidente Lula, acompanhado do Grão-Duque de Luxemburgo, Henri Albert Gabriel Félix Marie Guillaume, e do governador Paulo Hartung, participará da cerimônia de inauguração das obras de ampliação da siderúrgica Arcelor Mittal Tubarão, no município de Serra. Trata-se de investimento de US$ 1,8 bilhão, que aumentará a capacidade de produção da usina em 50%, passando das atuais 5 milhões de toneladas de aço por ano para 7,5 milhões de toneladas por ano.

Na tarde desta quarta-feira (28), o governador Paulo Hartung e o diretor-presidente da ArcelorMittal Tubarão, José Armando Campos, concederam uma entrevista coletiva para detalhar alguns aspectos da expansão.

Retorno

A expectativa é que o presidente Lula deixe o Estado às 16h30, com destino ao Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões