16/07/2009 07h02 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Programa Águas Limpas tem garantido mais US$ 71,5 milhões para obras de saneamento

A população capixaba ganha com mais uma vitória do Governo do Estado em prol das ações e investimentos do "Programa Águas Limpas". Foi aprovada no Senado, no fim da tarde desta quarta-feira (15), a contratação de Operação de Crédito Adicional complementar junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no total de US$ 71,5 milhões.

O recurso consolidado com a aprovação do empréstimo junto ao Banco Mundial, somado a contrapartida da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) de US$ 38,5 milhões, será aplicado no "Águas Limpas", maior programa de saneamento do Espírito Santo.

O Programa já ampliou a oferta de serviço de coleta e tratamento de esgoto de 20% para 36%, com investimentos realizados desde 2003 nos municípios onde a Companhia atua. Esse índice, até meados de 2011, deverá chegar a 60%, colocando o Espírito Santo com o dobro da média do País.

Além disso, com os recursos do "Águas Limpas", Vitória se tornará, até 2011, a primeira capital a ter 100% de esgoto tratado no Brasil. O Programa aplicará R$ 1,03 bilhão em obras de água e esgotamento sanitário. R$ 550 milhões já foram investidos e R$ 480 milhões estão contratados, com obras em andamento.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, participou no último dia 30 de junho, em Brasília, da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que teve como objetivo consolidar autorização da contratação deste empréstimo. Na ocasião, ele relatou aos membros da Comissão detalhes das ações do Programa e a utilização dos recursos no Espírito Santo.

Investimento do "Águas Limpas" em Vitória

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Cesan está investindo em obras para atender 39 bairros de Vitória. Os investimentos vão contribuir para elevar a 100% a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital.

As obras na Capital estão em pleno andamento. Serão beneficiadas, diretamente, cerca de 140 mil pessoas com coleta e tratamento de esgoto, até 2011, representando mais de R$ 1,5 mil por habitante aplicado em saneamento nos próximos dois anos. Os investimentos estão sendo realizados com financiamento do Banco Mundial (Bird) e com recursos próprios da Cesan.

São mais de 149 quilômetros de redes coletoras e 12 estações de bombeamento implantadas, além da ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mulembá. Ao todo, serão disponibilizadas aproximadamente 14 mil ligações prediais na rede da Cesan.

Serão contemplados os bairros Monte Belo, Bento Ferreira, Horto, Gurigica, Jesus de Nazareth, Santos Dumont, Consolação, Lourdes, Praia do Suá, Enseada do Suá, Santa Lúcia, Santa Helena, Praia do Canto, Barro Vermelho, Ilha de Santa Maria, Forte São João, Romão, Jucutuquara, Maruípe, Santa Cecília, Fradinhos, Tabuazeiro, Bonfim, Penha, São Cristóvão, Itararé, Santa Luíza, Joana Darc, Andorinhas, Fonte Grande, Santa Clara, Piedade, Parque Moscoso, Caratoíra, Ariovaldo Favalessa, Mário Cipreste, Ilha do Príncipe, Vila Rubim e Centro de Vitória.

210 mil habitantes beneficiados na Grande Vitória

O pacote de obras mais significativo do Programa, dentro dos mais de R$ 700 milhões previstos para serem aplicados em saneamento no Estado até 2010, num investimento histórico na área, vão beneficiar, diretamente, cerca de 210 mil habitantes de 69 bairros nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

A maior obra é a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Jucutuquara e adjacências, no valor de R$ 154,3 milhões. O novo sistema contemplará os bairros Ilha de Santa Maria, Monte Belo, Forte São João, Romão, Jucutuquara, Nazareth, Maruípe, Santa Cecília, Fradinhos, Tabuazeiro, Bomfim, Penha, Santos Dumont, Gurigica, São Cristóvão, Itararé, Santa Luzia, Joana Darc, Barro Vermelho, Santa Maria e Andorinhas.

Cerca de 63 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação de 96 quilômetros de redes de esgoto, 8.629 ligações prediais e oito elevatórias (bombas). Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mulembá, em Joana Darc, com a ampliação teve sua capacidade total ampliada para tratar 560 litros por segundo de esgoto, ou seja, 48,3 milhões de litros por dia.

Detalhamento

VITÓRIA

- Interligação e complementação de redes coletoras de esgoto na Praia do Canto

Monte Belo, Bento Ferreira, Horto, Gurigica, Jesus de Nazareth, Santos Dumont, Consolação, Lourdes, Praia do Suá, Enseada do Suá, Santa Lúcia, Santa Helena, Praia do Canto e Barro Vermelho.

- Implantação de sistema de esgotamento sanitário em Jucutuquara e adjacências

Ilha de Santa Maria, Monte Belo, Forte São João, Romão, Jucutuquara, Nazareth, Maruípe, Santa Cecília, Fradinhos, Tabuazeiro, Bomfim, Penha, Santos Dumont, Gurigica, São Cristóvão, Itararé, Joana Darc, Barro Vermelho, Santa Maria, Santa Luzia e Andorinhas.

- Implantação de sistema de esgotamento sanitário no Centro de Vitória

Centro, Fonte Grande, Santa Clara, Piedade, Parque Moscoso, Caratoíra, Mario Cipestre, Ilha do Príncipe, Vila Rubim e Ariovaldo Favalessa.

VILA VELHA

- Interligação de redes de esgoto na Praia da Costa

Praia da Costa, Itaparica, Glória, Cristóvão Colombo, Vila Nova, Santa Inês, Coqueiral, Soteco, Jardim Colorado, Itapoã, Jaburuna, Divino Espírito Santo, Santa Mônica e Boa Vista.

GUARAPARI

- Interligação e complementação de redes de esgoto na Praia do Morro
Sol Nascente, Lagoa Funda, Itabebussú, Adalberto Simão Nader, Praia Morro, Muquiçaba, Jardim Boa Vista, Bela Vista, Aeroporto e Santa Rosa.

CARIACICA

- Interligação de redes de esgoto em Castelo Branco/ Jardim de Alah
Val Paraíso, Bela Vista, Jardim de Alah e Castelo Branco.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva