22/11/2013 15h14 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Programa de limpeza e desobstrução de canais rende bons resultados

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), firmou um termo de cooperação técnica com diversas prefeituras para a realização de trabalhos do Programa de limpeza e desobstrução de canais. Municípios como Itaguaçu, Ibatiba, Itarana, Domingos Martins, Santa Teresa, Marilândia e Marechal Floriano são algumas cidades que já sentem o resultado positivo dessa intervenção.

Com o verão e também o período de chuvas chegando, muitos municípios ficam em estado de alerta para os possíveis alagamentos e enchentes. Por isso, para facilitar o escoamento da água e ajudar a evitar prejuízos econômicos e socais o programa desenvolvido pela Sedurb disponibiliza apoio técnico e operacional para fazer a limpeza e desobstrução dos cursos hídricos.

Em Itaguaçu, o programa já obtém resultados positivos. É o que afirma a técnica da Secretaria, Luciana Sabino. “Nos últimos dias, o município enfrentou um período de chuva que durou uma semana, mas, devido às intervenções, não houve danos.” Luciana ainda completa: “O mesmo volume de chuva apresentado nos últimos dias, em outra oportunidade, quando não haviam sido realizadas a limpeza e a desobstrução dos canais, com certeza teria causado problemas relacionados às enchentes”, destaca Luciana.

No município de Marechal Floriano, a chuva ainda está amena, mas, de acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Daniel Wruck Bringe, a parceria da Sedurb com a Prefeitura para a realização desta limpeza é essencial para os moradores. “Marechal Floriano sofre muito em épocas de chuva e os moradores estão recebendo muito bem a limpeza e desobstrução dos canais”, afirmou Daniel.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, afirma que o Programa de forma preventiva tem como objetivo atuar na limpeza, retirando sedimentos e lixos acumulados no leito dos canais. “Todos os municípios que sofrem com as consequências das chuvas podem ser beneficiados pelo Programa que tem como objetivo contribuir com a desobstrução dos locais, restabelecendo a seção de vazão existente,” pontua Casado.

Para participar do programa o município deve entrar em contato com a Sedurb e apresentar um plano de trabalho discriminando os locais que necessitam de limpeza. Uma das responsabilidades das prefeituras é possuir um local de ‘bota fora’ devidamente licenciado para o descarte destes rejeitos.

Conscientização popular

Para que o Programa de limpeza e desobstrução de canais tenha uma continuidade de sucesso ajudando a evitar que a população seja atingida pelos estragos causados pelas fortes chuvas, (vias públicas destruídas, água suja adentrando a casa aumentando o risco de proliferação de doenças, danos materiais que ela provoca como destruição de casas, imóveis comerciais e residenciais, além das lavouras) também é de extrema importância a colaboração e conscientização da comunidade.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini