24/05/2013 11h17 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Programa ES Sem Lixão se destaca em encontro que discute política de resíduos sólidos

Durante a manhã da última quarta-feira (22), foi realizada mais uma etapa do II Encontro dos Municípios e Meio Ambiente do Espírito Santo, no auditório do Hotel Bristol Century Plaza,em Jardim Camburi, e teve como destaque o debate sobre a implantação da Política de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa e Planos Municipais.

A primeira parte do debate contou com a participação do representante do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, o promotor de justiça Luiz Felipe Simões, que em parceria com os municípios tem desenvolvido um projeto que visa a capacitação e educação das pessoas que trabalham diretamente com a coleta de resíduos sólidos, buscando orientá-los sobre a melhor forma de separar e armazenar o material que será aproveitado, destinando-o para cada área específica. Luiz Filipe ainda falou sobre a necessidade de que seja feito um diagnóstico dos pontos inadequados, buscando sanar os problemas relacionados a má disposição dos resíduos.

"O Ministério Público pretende atuar ao lado dos municípios, para juntos tentarmos solucionar os problemas relacionados à falta de orientação e capacitação dos catadores a respeito do aproveitamento e armazenamento dos resíduos sólidos" Afirmou Luiz Filipe.

Es sem Lixão ganha destaque

Um dos destaques do evento ficou por conta do programa Espírito Santo sem Lixão, um projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O programa foi destacado pela maioria dos debatedores, que ressaltaram sua importância e pelo desenvolvimento de uma política melhor aproveitamento e descarte de resíduos sólidos.

Durante a sua participação o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb, Dalton Ramaldes, destacou o desafio em elaborar e executar a ação e se disse satisfeito com os resultados e com a repercussão positiva do programa durante o II Encontro dos Municípios e Meio Ambiente do Espírito Santo.

“O ES sem Lixão é um programa que tem como principal objetivo fazer uma parceria entre a Secretaria, as prefeituras e a população, em um trabalho conjunto que tem como objetivo solucionar os problemas relacionados ao aproveitamento e descarte de resíduos sólidos. Além disso, queremos que o programa possa servir de modelo para a melhoria e avanço em relação ao desenvolvimento urbano. Fico feliz que o tema tenha entrado na pauta do II Encontro dos Municípios e Meio Ambiente do Espírito Santo”.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb – ES
Priscila Contarini / Maria da Glória Sarmento