02/07/2013 12h12 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Programa Nossa Casa: Estado Presente na habitação

O sonho da casa própria se tornou realidade para 425 famílias capixabas que moram em regiões atendidas pelo Programa Estado Presente. A conquista, alcançada por meio do Programa Nossa Casa, levou mais qualidade de vida, dignidade e segurança às famílias. Foram beneficiados moradores dos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Baixo Guandu e Ecoporanga. As intervenções contaram com investimento de R$ 14.886.026,35, sendo R$ 9.686.026,32 exclusivos do Governo do Espírito Santo.

O Programa Nossa Casa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), em parceria com os municípios. O Nossa Casa tem como objetivo reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda.

A ação é destinada a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), ou no Programa Bolsa Família. O atendimento é prioritário para famílias do Programa Incluir, residentes de áreas de risco e aglomerados do Estado Presente. Os beneficiados são identificados pelas prefeituras.

A dona de casa Rosangela Aparecida da Silva, umas beneficiárias do programa, explica que a conquista da casa própria trouxe esperança de um futuro melhor. “Perdi minha casa num desabamento e não tenho palavras para descrever a felicidade que é ter uma nova moradia e poder reconstruir a vida”, comemora.

Para Valéria Santos Rossi, além de segurança a casa própria trouxe qualidade de vida e mais dignidade. “Poder dizer que tenho uma casa própria é uma felicidade muito grande e uma certeza de um futuro melhor para mim e meus filhos”, frisa.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, destacou o compromisso do Governo Casagrande em levar investimentos para regiões mais vulneráveis. “Temos como meta o desenvolvimento equilibrado do estado, levando mais qualidade de vida para a população para todos os municípios capixabas, especialmente às regiões dos atendidas pelo Estado Presente”, frisou Casado.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero