18/01/2013 14h16 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Programa Nossa Casa: famílias ganham casa e capacitação profissional

Muito mais que concretizar o sonho da casa própria, o Programa Nossa Casa, do Governo do Espírito Santo, trabalha para oportunizar às famílias melhor qualidade de vida, antes mesmo da entrega das unidades, por meio de capacitações voltadas para a geração de trabalho e renda, para que elas ingressem em sua nova realidade com condições de manter o sonho realizado da casa própria. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) em parceria com as prefeituras dos municípios onde as casas são construídas.

De acordo com a assistente social Hayanne Raminho, da equipe técnica da Gerência de Desenvolvimento Social (Idurb-ES), o serviço social do município beneficiado é orientado a capacitar os beneficiários por meio de três eixos: mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, e geração de trabalho e renda. “A partir desta orientação caberá aos municípios analisar a melhor atividade a ser realizada de acordo com as características regionais e famílias beneficiadas,” explica.

As capacitações profissionais orientadas pelo Idurb-Es e realizadas pela equipe municipal podem abranger desde a fabricação de sabonete artesanal, artesanato com materiais recicláveis, eletricista, nova estética, pizzaiolo à pintura em emborrachado.

No município de Montanha, dentre os três eixos trabalhados com os beneficiários, o foco foi à geração de emprego e renda. Os seguintes cursos de capacitação profissional foram oferecidos: fabricação de sabonete artesanal, artesanato com materiais recicláveis, eletricista, pizzaiolo e pintura em emborrachado. Para assistente social da Prefeitura, Carla Angélica, esta orientações técnica prestada pelo Idurb é de grande relevância para facilitar o desenvolvimento dos projetos sociais. “Com esta assistência técnica social conseguimos desenvolver os trabalhos com as famílias e dar condições para que elas possam gerar renda para manter realmente o sonho da nova casa,” explica ainda.

Dona Maria Rosa da Penha, uma das beneficiárias em Mantenópolis, conta como os cursos ajudaram a manter a nova vida "Além de realizar o sonho da casa própria, o papel do Idurb-Es junto à Prefeitura foi de fundamental importância para minha família. Meu marido fez o curso de jardinagem e eu de corte e costura, e esse apoio que tivemos inicial mudou a nossa realidade. Hoje temos a casa própria e condições de mantê-la, pois temos nosso trabalho. De que adiantaria a casa se a gente não pudesse trabalhar para manter este sonho?”, afirma a nova beneficiária.

O trabalho técnico social realizado pelo Idurb-ES, proporciona a inclusão social das famílias no novo espaço urbano, explica a diretora-presidente do órgão, Helena Zorzal. “Nossa metodologia é de trabalho técnico social (geração de emprego e renda, mobilização comunitária, educação sanitária e ambiental) oportunizando a ressocialização dessas famílias, que é de extrema importância à continuidade das ações apresentadas nas reuniões, para dar continuidade ao cronograma de execução das ações previstas”, pondera.

Programa Nossa Casa

Destinado às famílias de baixa renda na área urbana e rural, o Programa vai possibilitar a construção de 17mil casas em todo o Espírito Santo, representando mais de R$ 865 milhões de investimentos em habitação e 85 mil pessoas beneficiadas. Uma parceria do Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e municípios. O valor total de investimentos do Governo do Estado é de R$ 117 milhões, sendo os outros R$ 748 milhões investimentos do Governo Federal. Os investimentos serão realizados por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb/ES) – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

A política será estruturada no atendimento urbano, mas priorizando também a área rural. Serão 1.500 unidades habitacionais destinadas para o campo. O objetivo é fixar o trabalhador da área rural (agricultor rural) no campo, dentro das diretrizes da política do Governo de interiorização do desenvolvimento, fixando este cidadão no campo e proporcionando condições de moradia e desenvolvimento local, ajudando a combater o êxodo rural.

"Com esse novo programa, pretendemos resgatar aproximadamente 15,5 mil casas. A lei ainda prevê esse trabalho na área rural. Inicialmente temos nosso orçamento destinado a essa área para a construção de 1,5 mil unidades, complementando também o que o Governo Federal vai aportar para essa atividade. Então, no total, serão 17 mil novas unidades", pontua o secretário da Sedurb Iranilson Casado.

Como se cadastrar?

Urbano
- A orientação é que o cidadão busque informações sobre como se cadastrar na própria Prefeitura, que é a responsável pela seleção das famílias. Os beneficiários selecionados deverão já estar inclusos no Cadastro Único do Governo Federal e as informações poderão ser verificadas.

Lembrando que 3% das unidades habitacionais são reservadas para beneficiários idosos (mais de 60 anos) e atendimento a pessoas com deficiência, identificadas na fase de cadastramento e seleção de beneficiários, conforme Art. 73 da Lei nº 11.97/2009.

Rural

- Os interessados podem identificar na região as entidades que representam o trabalhador rural frente às políticas públicas no campo, ou o próprio município, via Secretaria de Estado da Agricultura para obter mais informações sobre o cadastro.

Em caso de dúvidas o cidadão pode enviar um email para programanossacasa@idurb.es.gov.br ou ligar para o telefone (27) 3233 0468 (Idurb-ES) para esclarecimentos.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Idurb
Priscila Contarini - Texto: Victor Borges – Estagiário / priscilacontarini@sedurb.es.gov.br / comunicaidurb@gmail.com. Funpage Idurb: IdurbES / Twitter: IdurbES