23/12/2010 11h47 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

<b>Projeto de Dragagem e Ampliação do Rio Formate é apresentado à população de Viana por subsecretário da Sedurb<b>

Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Projeto de Dragagem e Ampliação da calha do rio Formate foi tema de discussão, nesta quarta-feira (22), em Viana. A convite da Prefeitura, o subsecretário de Infraestrutura Hídrica, Roberto Bianchi, apresentou os detalhes do plano que prevê a redução dos efeitos das cheias, e também atenuar alagamentos e requalificar o espaço urbano nos arredores do rio.

A apresentação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Novaes Pinheiro, no bairro Vila Bethânia. Com grande participação da população, a reunião foi acompanhada por moradores dos bairros beneficiados e lideranças comunitárias. Ainda registraram presença a prefeita de Viana, Ângela Sias, o vice Carlos Augusto Lopes, vereadores locais e a secretária de Comunicação da cidade Ângela Guimarães.

Pelo PAC 2, o Estado contará com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para o rio Formate, no valor de R$ 30,95 milhões. A complementação dos investimentos necessários para as obras serão de recursos próprios do Estado, como contrapartida aos valores oriundos do PAC 2.

Estima-se que aproximadamente 50 mil pessoas sejam beneficiadas com os serviços de dragagem e ampliação da calha do rio Formate após sua conclusão. A Sedurb ainda aguarda instrução normativa do Ministério das Cidades para dar encaminhamento à documentação necessária à contratação da operação de crédito, exigidos para a execução do projeto.

O subsecretário Roberto Bianchi avaliou como positiva a apresentação e destacou a importância de aproximar as ações do Governo da população beneficiada com os projetos. “A avaliação foi muito positiva. Tivemos depoimento de líderes comunitários que destacaram a relevância do projeto e mostraram que estão empolgados com o que apresentamos a eles”.

Rios Formate e Marinho

Os projetos para os rios Formate e Marinho – apresentados pelo Governo do Estado, por meio da Sedurb, ao Ministério das Cidades – foram habilitados pelo Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac) para a seleção do PAC 2, destinada a municípios e regiões metropolitanas com mais de 100 mil habitantes. A proposta estadual foi contemplada para execução, com apoio de recursos de financiamento e do Orçamento Geral da União (OGU).

Os objetivos são atenuar as inundações e alagamentos nos períodos de cheias nas áreas urbanizadas dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana, e revitalizar esses rios, requalificando, assim, os espaços urbanos no seu entorno.

As duas intervenções são consideradas prioritárias nos estudos técnicos realizados e também pela sociedade civil e, diante dessa relevância, foram contempladas no Orçamento Participativo do Estado para 2011.

Outros projetos selecionados

Além dos projetos de manejo de águas pluviais, ainda foram selecionadas propostas dos setores de saneamento básico e de elaboração de plano para contenção de encostas, apresentadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e da Sedurb, respectivamente. São mais R$ 113,36 milhões, dos quais R$ 9,2 milhões são provenientes de recursos do OGU.
Na área do saneamento – entre recursos de financiamento e do OGU – serão destinados R$ 113,21 milhões para projetos e obras nos municípios de Cariacica e Serra. Mais R$ 150 mil ainda serão destinados ao município de Colatina para a elaboração do plano municipal de redução de riscos e proteção de encostas.

Assessoria de Comunicação Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani