23/10/2009 16h30 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Projeto ES sem Lixão é apresentado à especialista do BID

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz, e o subsecretario de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Carlos Roberto de Lima, apresentaram, na tarde desta sexta-feira (23), o projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’ para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além da especialista do BID, Márcia Casseb, a reunião contou com a presença do prefeito de Colatina e presidente do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Região Doce Oeste (Condoeste), Leonardo Deptulsky, do diretor Administrativo-Financeiro e da engenheira da Companhia Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), Lucas Venturim e Patrícia Rodrigues, respectivamente.

Segundo Carlos Roberto, o interesse de conhecer o ‘ES sem Lixão’ pelo BID teve origem em visita recente de uma missão do Banco ao município de Colatina para tratar de assuntos relacionados a financiamentos de obras de esgotamento sanitário.




Durante a reunião, Márcia Casseb falou sobre uma possível parceria entre o Banco, o Governo do Estado e o Condoeste. “Viemos conhecer melhor o projeto para avaliar possível parceria com o Governo do Estado e o Consórcio. Isso poderá ser feito por meio de viabilização de recursos de um Fundo de Cooperação Técnica que possibilite ações como a capacitação dos municípios e do consórcio para melhor desempenho de gestão e avanço dos trabalhos; aprofundamento de estudos técnicos futuros que resultem em ações de redução de emissão de gases que causam o efeito estufa; e ainda divulgação do ‘Espírito Santo sem Lixão’ a partir da realização de seminários para, quem sabe, levar essa concepção a outros estados no País”, explicou Márcia Casseb, que ainda ressaltou a importância da iniciativa do Governo Estadual para o Espírito Santo e para o Brasil.

O subsecretário e gerente do ‘ES sem Lixão’, Carlos Roberto, fez uma apresentação do projeto desde a sua elaboração até a fase atual de trabalho, destacando a elaboração dos estudos ambientais que já estão sendo desenvolvidos por empresa contratada pelo Governo por meio de licitação.

“O BID encontrou no Espírito Santo uma boa oportunidade de desenvolver um projeto piloto em gestão associada amparada pela Lei 11.107, a dos Consórcios Públicos, pois somos o único Estado que está praticando esse modelo de gestão no setor de Resíduos Sólidos. Além disso, o fato de já termos vencido junto aos municípios todas as etapas legislativas é, para a equipe do Banco, fundamental para o desenvolvimento pleno das atividades”, enfatizou Carlos Roberto.

“Vamos aguardar uma nova reunião para aprofundar as negociações visando uma formalização de cooperação técnica entre o BID, o Governo do Estado e o Condoeste”, concluiu Carlos Roberto.

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicação da Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
E-mail: comunicasedurb@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard