09/11/2010 13h48 - Atualizado em 18/08/2015 11h05

Projeto ES sem Lixão: Região Sul Serrana recebe relatório que aponta possíveis áreas para construção de aterro sanitário regional

O subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e gerente do “Espírito Santo sem Lixão”, Carlos Roberto, visitou o município de Jerônimo Monteiro nesta quinta-feira (04), para entregar ao prefeito, Francisco Rosseto, um relatório relacionado às atividades do projeto na região.

O subsecretário foi acompanhado do engenheiro da Sedurb, Mário Almeida e da bióloga do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Scheylla Tonon Nunes. Carlos Roberto explicou o motivo pelo qual o aterro sanitário regional deverá ser construído em Jerônimo Monteiro.

“Os locais para construção dos aterros sanitários regionais do ‘Projeto Espírito Santo sem Lixão’ são escolhidos a partir da busca de um ponto de equilíbrio entre a soma da quantidade de lixo produzida em todos os municípios que fazem parte das regiões e a distância de cada município do aterro, é o que chamamos de Centro de Massa. É uma metodologia de engenharia que tem o objetivo de gerar o menor custo de transporte total”.

O relatório foi entregue ao prefeito de Jerônimo Monteiro, que estava acompanhado do secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Ribeiro. Também recebeu o documento o presidente do Consórcio Público Regional para Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul Serrana (Consul), prefeito de Vargem Alta, Eliezer Rabelo. O documento apresenta as alternativas de áreas para construção do aterro sanitário regional que irá atender aos 28 municípios que integram a Região Sul Serrana.

O prefeito Rosseto ressaltou a importância da construção do aterro regional para a economia de Jerônimo Monteiro. “Atualmente nós destinamos o nosso lixo para um aterro em Vila Velha o que gera um custo muito alto. Com a implantação do sistema regional e a construção do aterro, teremos uma economia no custo da destinação e ainda poderemos gerar mais emprego e renda para o município”.

A bióloga do Iema, Scheylla Tonon, informou ao prefeito que uma equipe multidisciplinar, composta por seis técnicos, está no município para fazer avaliação de todas as áreas propostas, para em seguida preparar e emitir um parecer técnico. A visita deverá acontecer até esta sexta-feira (05).

Histórico

Estudos realizados pelo Governo do Estado dividiram o Espírito Santo inicialmente em seis regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste, Litoral Sul e Sul Serrana. As duas primeiras já contam com aterros sanitários licenciados. Já as regiões Sul Serrana e Litoral Sul foram unificadas em função da não adesão dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari. Logo, as regiões do projeto são Norte, Doce Oeste e Sul Serrana.

Os municípios do Sul do Estado realizaram no mês de junho a Assembleia Geral de instalação do Consórcio Público para Tratamento e Destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul Serrana (Consul), do Projeto “Espírito Santo sem Lixão”. A Assembleia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Anchieta, com o objetivo de dar prosseguimento às atividades de consolidação do Consul, formado por municípios da região Sul Serrana e da extinta região Litoral Sul.

Foram eleitos para presidente e vice-presidente do Consul o prefeito de Vargem Alta, Eliezer Rabelo; e de Muniz Freire, Ezanilton Delson de Oliveira, respectivamente. Antes da eleição foi realizada a assinatura do Termo Aditivo para adesão dos municípios da extinta região Litoral Sul ao Consul e foi aprovado, por unanimidade o Estatuto do novo Consórcio.

Regionalização – Sul Serrana

Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Assessoria de Comunicação Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva