06/06/2008 11h31 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Projeto "Espírito Santo sem Lixão" é apresentado na Bienal Rubem Braga

Na manhã desta sexta-feira (06), o subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Meio Ambiente (Sedurb), Carlos Roberto de Lima, apresentou na Bienal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, o projeto “Espírito Santo sem Lixão”, inédito no país e prioritário do Governo do Estado.

Após as boas-vindas dadas pelo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, Raymundo Valério, a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini, falou sobre a importância de o cidadão estar consciente do seu papel para a preservação do meio ambiente. “Esse é um desafio para todos. É preciso que sejamos sensíveis para a questão ambiental. Cada um deve fazer a sua parte para a proteção do nosso planeta”, disse.

Durante a palestra sobre o “Espírito Santo sem Lixão”, Carlos Roberto explicou como o projeto foi estruturado, as leis que amparam as ações do programa e o papel de cada município para que os objetivos sejam plenamente alcançados.

“A gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é de competência de cada município. Mas o Estado decidiu apresentar uma saída que promovesse a destinação adequada desses resíduos. O “Espírito Santo sem Lixão” é o caminho que torna possível uma gestão eficiente e correta dos RSU, e que pode se tornar uma realidade em todo o Espírito Santo” ressaltou.

O subsecretário explicou que “se não houver gestão e planejamento para o futuro a fim de cuidar da questão dos RSU, assistiremos um problema grave como o que está acontecendo em Nápoles, onde o lixo transformou a cidade italiana em um caos. Nós, desde 2003, colocamos esse assunto na pauta de prioridades do Governo e elaboramos essa solução de uma maneira inédita no País”.

Carlos Roberto traçou o panorama de atividades para elaboração do projeto. “Nós fizemos um estudo para propor algo que atendesse a todas as cidades capixabas. Mas para que este modelo dê certo, é preciso que os municípios se unam em torno da formação de um Consórcio Público, que já tem previsto na sua concepção todo o embasamento legal. Serão feitos Sistemas Regionais, constituídos por estações de transbordo, sistema integrado de transporte e aterro sanitário. Dessa maneira, os RSU terão destinação adequada, o que irá acabar com os lixões do Espírito Santo, solucionando também muitos problemas ambientais e até mesmo de saúde pública”, afirmou.

A palestra aconteceu na tenda Sabiá da Crônica para uma platéia de aproximadamente 100 pessoas, composta por profissionais do setor de meio ambiente, estudantes e representantes do setor público estadual e municipal. A programação, que terá palestras e discussões durante todo o dia, ocorre dentro da Conferência Ambiental Rubem Braga.

Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação da Sedurb