03/09/2009 14h50 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’ é apresentado em Seminário sobre Meio Ambiente

O projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), faz parte do estande da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que apresenta ao público do VIII Seminário Estadual sobre o Meio Ambiente (Sesma) o ‘Programa Águas Limpas’ e o projeto ‘Gordura Zero’. O evento acontece no Campus II da Faesa, em São Pedro, com programação até o próximo sábado (05).

Além do estande, a Cesan também participa com a promoção de um mini-curso ‘Interpretação de Resultados de Análises – Controle Operacional em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A programação do Sesma contempla várias palestras, apresentação de trabalhos técnicos e mini-cursos com temas voltados para o meio ambiente.

O projeto estruturante ‘Espírito Santo Sem Lixão’ tem como principal objetivo implantar Sistemas Regionais para destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos, isso é, o lixo gerado nos municípios integrantes das regiões Norte, Doce Oeste e do Sul do Espírito Santo, já que as regiões Metropolitana e Doce Leste já possuem solução tecnicamente viável. O Governo do Estado, por meio da Sedurb, irá investir cerca de R$ 50 milhões para viabilização destes Sistemas nas três regiões.

No estande estão disponíveis informações sobre o projeto, bem como do ‘Águas Limpas’, maior programa de saneamento básico da história do Espírito Santo, com mais de RS 1 bilhão em investimentos. Até 2011, está previsto 60% de cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto nos municípios atendidos pela Cesan. O índice atual já ultrapassa 36% de cobertura.

Outro projeto apresentado no local é o ‘Gordura Zero’, que tem o objetivo de diminuir o lançamento nas redes coletoras, do óleo utilizado para preparo de alimentos, melhorando a eficiência do tratamento de esgoto e a qualidade ambiental. A Cesan realiza visitas com abordagem educativa e com orientações, em estabelecimentos considerados pontos críticos, que podem contribuir para o entupimento de rede.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva