07/03/2013 11h17 - Atualizado em 18/08/2015 14h08

R$ 408,6 milhões para obras em mobilidade e saneamento no ES

O Espírito Santo vai receber mais um repasse federal para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Estado será beneficiado com um total de R$ 408,6 milhões, por meio de financiamento, para executar obras e intervenções em quatro municípios da Grande Vitória.

O anúncio da verba foi feita na manhã desta quarta-feira (06), durante reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores e prefeitos do país. O vice-governador Givaldo Vieira e o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, participaram do evento. A divulgação foi feita por meio do Ministério das Cidades, que contemplou estados e municípios com o recurso de R$ 33 bilhões.

As propostas escolhidas serão dos programas do PAC 2 Mobilidade Médias Cidades, da segunda etapa de Pavimentação e Qualificação de Vias e de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. O resultado da seleção foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06), nas Portarias 109, 110 e a Instrução Normativa nº 5.

Grande Vitória

Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica poderão ser contemplados em ações de saneamento e mobilidade, de acordo com projetos que serão discutidos pelas equipes técnicas dos governos Federal e Estadual. Deste aporte, R$ 209,9 milhões serão destinados para a área de mobilidade, enquanto R$ 198,7 milhões irão privilegiar o saneamento.

O vice-governador Givaldo Vieira, que representou o governador Renato Casagrande no evento realizado no Palácio do Planalto, destacou que os investimentos contribuirão para somar com o pacote de intervenções que o Governo do Estado já realiza.

"É extremamente importante o apoio do Governo Federal aos estados e municípios para consolidarmos melhorias na qualidade de vida dos capixabas. Há uma atenção especial para a elaboração dos projetos e nas próximas etapas de licitação, nossa equipe cuidará para oferecer condições dignas de saúde, transporte e também ao meio ambiente", salientou Givaldo Vieira.

Mobilidade Urbana

Entre as obras de mobilidade estão a construção do novo Terminal do Sistema Transcol e de um eixo viário ligando a Avenida Serra Dourada até a BR 101. Essas duas obras serão na Serra. A terceira obra será no município de Vila Velha, com a construção da Avenida Perimetral, entre os bairros de Itapoã e Itaparica.

“Todas essas obras estão com o projeto executivo em desenvolvimento e fazem parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), lançado em maio de 2012 pelo Governo do Espírito Santo, e que tem um investimento histórico superior a R$ 3 bilhões, em mais de 50 obras e ações que defendem e priorizam o transporte coletivo e a mobilidade como um todo na região”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Essas três obras fazem parte do pacote nacional previsto para o PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades, destinado para municípios com população entre 250 a 700 mil habitantes. Foram cadastradas pelo Ministério das Cidades 110 propostas de 71 municípios brasileiros para a qualificação e ampliação de infraestrutura de mobilidade urbana. Após o cadastro das propostas foram realizadas reuniões técnicas presenciais com os proponentes para esclarecer dúvidas, alinhar prioridades e estimular o debate de soluções integradas.

Empreendimentos de água e esgoto selecionados para contratação

- Ampliação e adequações do SAA do Setor Vale Esperança, Setor Alto Laje e Setor Valverde, em Cariacica

- Ampliação e adequações do SAA do Setor Morro do Pico, em Cariacica

- Ampliação e adequações do SAA dos Setores Serra Sede, Civit e Nova Carapina, na Serra