28/05/2008 11h55 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Região Doce Oeste dá um passo à frente no projeto

Mais um grande passo é dado no desenvolvimento do projeto “Espírito Santo sem Lixão”. Os 16 municípios que compõem a Região Doce Oeste saem na frente na aprovação das leis municipais que ratificam o Protocolo de Intenções assinado em março com o Governo do Estado, para a criação de Consórcio Público para o Tratamento e Destinação Final e Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

O “Espírito Santo sem Lixão” é um projeto inovador, não existindo ainda modelo similar em todo o País. O Governo irá investir cerca de R$ 50 milhões até 2010 na implantação de quatro Sistemas de Destinação Final Adequada de RSU. O objetivo é destinar corretamente 100% do lixo gerado, e exterminar do território capixaba todos os lixões existentes.

No Estado, 26 municípios depositam seus resíduos em aterros sanitários licenciados privados, localizados em Aracruz, Cariacica e Vila Velha. As 52 cidades restantes ainda utilizam 102 lixões.

Com a implantação do projeto, serão feitos quatro Sistemas Regionais de Destinação Final e Adequada de RSU, cada um composto por Estações de Transbordo, Transportes Regionais e Aterro Sanitário Regional. Quando estiverem em operação, estes novos sistemas, junto com os existentes, permitirão que 100% dos resíduos coletados tenham um fim adequado, sob os aspectos sanitário, ambiental e econômico.

O Estado foi dividido em seis regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste, Sul Serrana e Litoral Sul. Os principais elementos que nortearam essa divisão foram o total da produção de resíduos do conjunto de municípios a partir de 200 toneladas por dia (t/dia), na busca dos benefícios de escala econômica; a malha viária regional, para que o transporte dos RSU seja feito apenas por estradas pavimentadas; e a busca da melhor logística com menores custos operacionais.

Regionalização
Região Municípios
Metropolitana

Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Doce Leste

Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Santa Teresa e Fundão.

Norte

Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Jaguaré.

Doce Oeste

Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Itarana e Afonso Cláudio.

Litoral Sul

Vargem Alta, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá.

Sul

Serrana Brejetuba, Ibatiba, Irupi, Iúna, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua.

Informações adicionais:
Cynthia Silva