18/06/2008 11h14 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Região Sul Serrana assina protocolo de intenções para implantação do projeto

A Região Sul Serrana dá um passo importante para implantação do projeto "Espírito Santo sem Lixão". Na tarde desta terça-feira (17), onze prefeitos assinaram o protocolo de intenções com o Governo do Estado, para criação do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

O vice-governador e secretário de Transporte e Obras Públicas, Ricardo Ferraço, que participou da cerimônia, destacou a importância da parceria entre o Estado e as prefeituras. “Este projeto só faz sentido se conseguirmos o apoio dos municípios. Queremos dar uma resposta ao desafio de encontrar a destinação adequada ao lixo. Com isso, estamos investindo não apenas na preservação do meio ambiente, mas também na saúde pública”.

Ricardo Ferraço ressaltou ainda que o Governo do Estado fará os investimentos nos aterros sanitários e estações de transbordo, para que os custos sejam menores para os municípios. “Além disso, estamos estudando, numa próxima etapa, a possibilidade de criar instrumentos para facilitar o financiamento de veículos e equipamentos para o transporte do lixo dos municípios até as estações de transbordo”, disse.

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Paulo Ruy Valim Carnelli, fez a apresentação do "Espírito Santo sem Lixão", desde a concepção do modelo criado pelo Governo do Estado até o seu funcionamento a partir da implantação.

“Para chegarmos até a esse modelo, foram feitos vários estudos, considerando sua viabilidade técnica, econômica, ambiental e social. Uma das grandes vantagens do projeto, por exemplo, é a obtenção de Crédito de Carbono. O "Espírito Santo sem Lixão" assegura essa contrapartida ambiental”, disse o secretário.

Viabilidades econômica e ambiental

Durante o evento, o prefeito de Conceição do Castelo, Francisco Saulo Belisário, contou que com a implantação do projeto o município irá reduzir custos. “Esse projeto é excelente para o município e para a nossa região. Com a implantação desse modelo, a destinação adequada dos Resíduos Sólidos ficará muito mais barata para o município. Hoje nós já fazemos esse trabalho, mas o custo é muito alto”, ressaltou.

O mesmo motivo foi citado pelo prefeito de Venda Nova do Imigrante, Braz Delpupo, município que também já destina o RSU para aterro privado. “Nós iremos reduzir em 50% o gasto com a destinação do lixo, a partir da implantação do projeto em nossa região. Isso vai causar um grande impacto em nossa economia e ainda teremos a garantia de que esse trabalho terá continuidade, pois é uma solução definitiva”, concluiu.

A secretária de Meio Ambiente de Ibatiba, Deziré Sônia do Carmo Fialho, disse que no município já existe um trabalho de coleta seletiva e com o projeto isso será ampliado. “Nós temos uma usina de triagem e com a implantação do "Espírito Santo sem Lixão", nós vamos otimizar e ampliar o trabalho de coleta seletiva que nós já realizamos”.

Assinaram o documento os prefeitos de Alegre, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante. Fazem parte ainda da Região Sul Serrana os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí e Ibitirama.

Estiveram presentes o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb, Carlos Roberto de Lima; o secretário de Articulação com os Municípios, José Eugênio Vieira, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Maria da Glória Brito Abaurre; a diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini e o secretário de Estado de Gerenciamento de Projetos (Segep), Enio Bergoli.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva