29/01/2010 12h06 - Atualizado em 18/08/2015 11h02

Regina Curitiba é a nova titular da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano

A administradora Regina Curitiba é a nova titular da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano. Ela foi nomeada para o cargo pelo governador Paulo Hartung nesta sexta-feira (29). Regina Curitiba, que estava à frente da Subsecretaria de Captação de Recursos, é administradora, com MBA em finanças, e funcionária de carreira da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A nova secretária assume o cargo em substituição a Marcelo Ferraz, que deixou a pasta para ocupar o cargo de diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito(Detran).

Regina Curitiba vem atuando desde 2003 na área de captação de recursos do Governo do Estado. Ela esteve à frente do processo de captação de importantes projetos estruturantes, como o Programa de Saneamento Águas Limpas; os programas Transcol III e IV; os programas rodoviários do Espírito Santo BID II e III; e o Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Hospitalar, entre outros. Apesar da mudança de pasta, Regina Curitiba continuará ligada à área de captação, já que a Subsecretaria de Captação de Recursos passará a ser vinculada à Sedurb.

O governador Paulo Hartung afirmou que a escolha da nova titular da Sedurb tem relação direta com o processo de profissionalização do serviço público no Espírito Santo. Hartung destacou a competência técnica da nova secretária. “O desempenho profissional de Regina Curitiba ao longo desses anos a credenciou para ocupar uma função importante como essa em nosso Governo”, ressaltou.

Regina Curitiba agradeceu o convite e afirmou que está motivada para assumir mais um desafio profissional. “A Sedurb possui um amplo campo de atuação, especialmente em áreas que possuem relação direta com a qualidade de vida da população. Foi com muita satisfação que aceitei o convite do governador e assumo essa nova função extremamente motivada”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi criada em fevereiro de 2007, no início do segundo mandato do governador Paulo Hartung. A Sedurb atua no sentido de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população, atuando por intermédio de projetos e programas nas áreas de saneamento, habitação e desenvolvimento das cidades. A Cesan, a Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Estado do Espírito Santo (Arsi) e o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) são instituições vinculadas à Sedurb.

Infraestrutura Hídrica

Regina Curitiba chega com a missão de estruturar uma nova área de atuação do Governo do Estado. No final do ano passado, foi criada a Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica (Sub-Infra), vinculada à Sedurb. Com a criação da Sub-Infra será dado início a um processo de especialização da administração estadual em relação à gestão de obras de infraestrutura hídrica. Um dos principais objetivos do órgão será contratar estudos e projetos voltados para a utilização da água e para a correta utilização e ocupação do solo, que possibilitem aos municípios captar recursos junto ao Governo Federal para conviver melhor com eventos extremos do clima.

A criação da pasta foi idealizada após as fortes chuvas que castigaram diversas cidades capixabas, em novembro do ano passado. O Governo do Estado levou em consideração que os problemas decorrentes de fatores climáticos extremos exigem respostas urgentes. A partir da sua estruturação, a subsecretaria cumprirá o papel de inventariar toda a memória técnica disponível, de modo a garantir a atuação integrada e complementar do todos os órgãos e entidades estaduais que possuem ligação institucional com o tema.

A Sub-Infra irá trabalhar para que os investimentos em obras de infraestrutura hídrica sejam prioritários, atuando em complemento às competências dos municípios, inclusive orientando-os no exercício de seu papel preventivo e corretivo em relação à correta ocupação e uso do solo.

Uma das idéias é mobilizar as prefeituras para a criação de estruturas físicas de armazenamento da água em períodos de chuva, que possam ser utilizadas em períodos de seca, além de preparar as cidades para receber grandes volumes de água da chuva.

Assessoria de Imprensa do Governador
Daniel Simões