28/05/2009 11h18 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Regiões Norte e Doce Oeste do ‘ES Sem Lixão’ a um passo para formação dos Consórcios Públicos

Depois de pouco mais de um ano do lançamento do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, os 30 municípios integrantes das regiões Doce Oeste e Norte têm mais um grande motivo para comemorar. As duas regiões estão mais próximas da implantação dos Sistemas Regionais para Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Na próxima segunda-feira (01), serão assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), os contratos para formação dos Consórcios Públicos das duas regiões - Condoeste e Conorte. A assinatura acontece na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente, às 14 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Após a assinatura dos contratos, as administrações municipais poderão dar prosseguimento às atividades locais convocando a 1ª Assembléia Geral para aprovação dos Estatutos e promovendo, então, a eleição de presidente, vice-presidente e conselho fiscal; a constituição da Câmara Técnica; a aprovação do perfil do Superintendente; e a assinatura do primeiro Contrato de Rateio, para custear as despesas iniciais do exercício de 2009.

Durante a solenidade, também será dada Ordem de Serviço para a empresa ‘Vereda Estudos e Execução de Projetos” iniciar a elaboração de estudos ambientais e projetos executivos do ‘Espírito Santo Sem Lixão’.

Ainda durante o evento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), encaminhará à Assembléia Legislativa do Espírito Santo o projeto de lei que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Histórico


As regiões Doce Oeste e Norte assinaram, respectivamente, os Protocolos de Intenções nos dias 10 e 17 de março de 2008. No dia 16 de maio desse mesmo ano, o governador Paulo Hartung sancionou as leis 8868 e 8869 que ratificaram os protocolos para a criação do Condoeste e Conorte. Da mesma forma, os 30 municípios aprovaram suas leis em suas respectivas Câmaras de Vereadores.

As reuniões de trabalho promovidas pela Sedurb com os municípios foram intensificadas e algumas definições já foram tomadas com os representantes dessas regiões. Em março de 2009, ficou definido que São Mateus sediará o Conorte e Colatina será o município que abrigará a sede do Condoeste.

Nas regiões Sul Serrana e Litoral Sul, ainda não foi possível dar encaminhamento para assinatura dos seus respectivos contratos de Consórcios Públicos, pois quatro municípios ainda não ratificaram suas leis nas Câmaras Municipais. A Sedurb encaminhou um ofício solicitando que Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim (Sul Serrana), e Guarapari e Marataízes (Litoral Sul), apresentassem um posicionamento à Secretaria até esta sexta-feira (29), para que haja continuidade nos trabalhos nessas duas regiões.

‘Espírito Santo sem Lixão’


O ‘Espírito Santo sem Lixão’ foi lançado em fevereiro de 2008 e, no mesmo mês, o Governo se reuniu com todos os municípios para apresentação do projeto. Seu principal objetivo é destinar corretamente os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados no Estado e acabar com os lixões ainda existentes em território capixaba.

No Espírito Santo, um estudo realizado em 2007 pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) constatou que 26 municípios capixabas depositavam seus resíduos em três aterros sanitários licenciados privados, localizados em Aracruz, Cariacica e Vila Velha. Enquanto isso, todas as outras 52 cidades utilizam 102 lixões. Mas, ainda assim, alguns enfrentam problemas em função da distância que precisam percorrer para destinar o lixo urbano adequadamente.

Com o projeto “Espírito Santo Sem lixão”, 100% do lixo urbano produzido diariamente em todo o Estado terá destinação correta a partir da implantação dos Sistemas Regionais, compostos por Estações de Transbordo, Aterros Sanitários e Transportes Regionais.

Estudos realizados pelo Iema estimam que cerca de 2,4 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente em todo o Espírito Santo. Com a implantação dos Sistemas, nos 60 municípios que compõem as quatro regiões, aproximadamente mil toneladas/dia deixarão de ir para os 102 lixões existentes em território capixaba que deverão ser erradicados e as áreas degradadas serão recuperadas. Estas são contrapartidas dos municípios que aderiram ao projeto.

Para alcançar esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Sedurb, irá investir cerca de R$ 50 milhões até o ano 2010. As leis de criação dos Consórcios Públicos Regionais já foram aprovadas, pela Assembléia Legislativa, para todas as regiões. Nas regiões Norte e Doce Oeste, todos os municípios já aprovaram as leis em suas respectivas Câmaras Municipais.

Na região Sul Serrana, os municípios de Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim ainda não ratificaram os Protocolos de Intenções no legislativo municipal. Da mesma forma, Guarapari e Marataízes, que fazem parte da Litoral Sul, não aprovaram suas leis nas Câmaras de Vereadores. Ainda nesta região, apenas Piúma não aderiu ao projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’.




Regionalização
Região Municípios
Metropolitana

Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Doce Leste

Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Santa Teresa e Fundão.

Norte

Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Jaguaré.

Doce Oeste

Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Itarana e Afonso Cláudio.

Litoral Sul

Vargem Alta, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá.

Sul Serrana

Brejetuba, Ibatiba, Irupi, Iúna, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua.



O Espírito Santo foi dividido em seis regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste, Sul Serrana e Litoral Sul. As duas primeiras já contam com aterros sanitários licenciados, possuindo, assim, oferta de solução tecnicamente viável.

Os principais elementos que nortearam tal divisão foram o total da produção de resíduos do conjunto de municípios a partir de 200 toneladas por dia (t/dia), na busca dos benefícios de escala econômica; a malha viária regional, para que o transporte dos RSU seja feito apenas por estradas pavimentadas; e a busca da melhor logística com menores custos operacionais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
E-mail: comunicacao@sedurb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard