27/09/2007 17h31 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Representante do Ministério das Cidades participa da 3ª Conferência Estadual das Cidades

Teve início na noite desta quinta-feira (27) a 3ª Conferência Estadual das Cidades. Cerca de 160 pessoas, entre autoridades, representantes de movimentos populares e convidados, compareceram à cerimônia de abertura, no Hotel Canto do Sol, em Camburi. O evento também contou com a presença do representante do Ministério das Cidades, Clóvis Lopes Granado, que falou sobre o tema da 3ª Conferência Nacional das Cidades: “Avançando na Gestão Democrática das Cidades”.

Durante o discurso, Granado destacou a importância da realização dessas conferências para promover o desenvolvimento das cidades sem exclusão, dando direito de todos os segmentos da sociedade manifestarem as necessidades das classes. “Tudo isso nada mais é do que a união das lutas que vêm sendo travadas há vários anos. Não temos como avançar no desenvolvimento das cidades sem uma organização que nos leve a uma gestão democrática”, ressaltou.

O representa nte do Ministério das Cidades, Clóvis Lopes Granado, fez a abertura do evento.SR. Secretario Fulano de tal

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, explicou que a Sedurb tem como objetivos traçar as políticas estaduais de saneamento, habitação e destinação final de resíduos sólidos urbanos. “Dou um destaque especial ao saneamento, por ser um dos maiores desafios não só no Estado, mas em todo o mundo. A cada oito segundos morre uma criança no planeta vítima de doenças ligadas à água não tratada”, acrescentou.

Chamoun ainda destacou as ações que o Governo do Estado vem fazendo nos últimos quase cinco anos para livrar os capixabas desse problema. “Estamos vivendo um novo momento. Já investimos muito e temos muito mais para investir nessa área tão importante”, frisou. Para encerrar o primeiro dia, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, José Eduardo Azevedo, palestrou sobre ‘Saneamento e Habitação – ES 2025’.

O secretário Rodrigo Chamoun falou sobre o avanço que o Estado vem fazendo nas áreas de sanemaento e habitação

O Coral da Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, localizada em Laranjeiras, na Serra, abrilhantou a solenidade. O coral é regido pelo regente Sandro Lopes, através do projeto Música na Escola, da Secretária de Estafo da Educação (Sedu). Também houve apresentação de vídeos. A Caixa Econômica Federal (CEF) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) expuseram trabalhos em estandes.

O Coral do projeto Música na Escola alegrou a cerimônia

Eleição dos delegados

O evento é promovido pelo Governo do Estado e espera a presença de 410 delegados eleitos previamente pelas conferências municipais e regionais, para as palestras, debates, aprovação do regimento interno e eleição dos delegados, que acontecem nesta sexta-feira (28), das 8 às 18 horas.
.
A Conferência tem o intuito de reunir vários segmentos da população para debater questões urbanas que são de interesse de todos, votando propostas e elegendo os 36 delegados que irão representar o Espírito Santo na 3ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, entre os dias 25 e 29 de novembro deste ano.

Karlla Hoffmann
Assessoria de Comunicação da Sedurb