28/01/2011 12h30 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Representantes da Sedurb visitam obras em Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivacqua

Assim que for concluída, a reforma da ponte João Pereira Santos Filho, uma das mais importantes vias de tráfego de automóveis, e responsável por interligar 13 bairros do município de Cachoeiro de Itapemirim, permitirá que motoristas e pedestres retomem essa alternativa de deslocamento e garantirá maior mobilidade na região. A obra faz parte das intervenções conveniadas pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Nesta sexta-feira (27), o titular da Sedurb, Iranilson Casado, que tem percorrido obras em todo o Estado, visitou o local, acompanhado pelo prefeito Carlos Casteglione. Ele e o gerente de Programas Especiais da Sedurb, José Carlos Martins Coelho, também estiveram no município de Atílio Vivacqua, onde viram de perto o resultado de algumas intervenções urbanas.

Ponte

O investimento para a execução do projeto de restauração da ponte está sendo feito com recursos exclusivos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 2.489.587,02. Antes de seguir para a Ponte Nassau – como também é conhecida – Casado se reuniu com o prefeito Castiglione para conversar sobre o andamento das obras, previstas para serem concluídas ainda no primeiro semestre deste ano.

Antes de ir para Atílio Vivacqua, o secretário também percorreu diversos bairros onde o Governo do Estado, por intermédio da Sedurb, investe na construção de escadarias e na drenagem e calçamento de ruas e avenidas.

Escadaria, pavimentações e drenagem

Após conhecer o andamento das obras na Ponte Nassau, Casado visitou a escadaria do bairro Nossa Senhora da Penha, já em fase de acabamento. Em seguida, conferiu as obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais que estão sendo executadas nas ruas Anacleto Ramos, João Mota, Honorina de Oliveira, Marcio Imperial, João Monteiro, Siqueira Campos, Manoel Fonseca e Fernando de Abreu, no bairro Ferroviários.

Esta intervenção visa a minimizar os impactos causados pelas chuvas, que constantemente alagam a região. As intervenções também são fruto de convênio firmado entre a Sedurb e a Prefeitura Municipal.

“É sempre gratificante ver as obras que melhoram a qualidade de vida da população, e nada como visitar os bairros para ver os benefícios que as intervenções proporcionam. O Governo do Estado, por intermédio da Sedurb, firma as parcerias para auxiliar os municípios e o resultado são essas obras estruturantes e fundamentais para os moradores locais”, frisou Casado.

Ainda participaram do encontro o vice-prefeito, Brás Barros da Silva, a coordenadora do Orçamento Participativo de Cachoeiro, Adélia de Souza Fernandes, e os secretários municipais de Obras, Leandro Moreno; da Fazenda, Lúcio Berili; de Esportes, Samuel Pereira; e de Serviços Urbanos, Robson Pereira.

Ponte Nassau

A reforma na estrutura da ponte, além de reparar danos estruturais causados pelo desgaste do tempo, é importante para amenizar os problemas no trânsito de Cachoeiro de Itapemirim. Localizada em um ponto estratégico, serve como alternativa para o fluxo de veículos pesados, evitando sua passagem exatamente pelo centro da cidade.

Também proporciona melhor deslocamento de automóveis pequenos que trafegam pelo município. Estima-se que pela ponte circulavam diariamente quase nove mil veículos, entre carros pequenos, caminhões e carretas pesando até 36 toneladas. Segundo levantamento feito pela Prefeitura Municipal, somente nos horários de pico o tráfego é superior a mil veículos/hora.

Sem a ponte em pleno funcionamento, o trânsito apresenta grande lentidão e, em determinados períodos do dia, há paralisação total do fluxo. Com a interdição, os veículos se deslocam para a única opção existente: a Ponte Municipal.

Voltando a receber fluxo normal, a João Nassau agilizará o acesso da população a escolas, unidades de tratamento de esgoto, unidades hospitalares e ao Batalhão da Polícia Militar, além de permitir mais duas vias de saída da cidade para a BR101.

Possibilita ainda o deslocamento de veículos da região dos bairros Paraíso, Amarelo, Alto Amarelo, Sumaré, Gilberto Machado, Amaral e Baiminas à região que abrange os bairros Independência, Alto Independência, Ibitiquara, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora Aparecida e Coronel Borges.

Atílio Vivacqua

No município de Atílio Vivacqua, o secretário também conheceu importantes obras de infraestrutura. A visita contou com a presença do prefeito José Luiz Torres Lopes e do vice Ernandes Santos, que o conduziram aos locais das obras.

Por intermédio de convênio, a Sedurb está repassando R$ 3.672.184,69 em recursos para investimento em pavimentação de passeios e execução de paisagismo de canteiros; implantação de interseção entre as avenidas do Contorno e Nossa Senhora Aparecida, com pavimentação asfáltica, execução de paisagismo e duplicação de ponte.

Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani