09/07/2009 07h10 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Representantes do Banco Mundial conhecem detalhes do ‘ES Sem Lixão’

Representantes do Banco Mundial se reuniram, nesta quarta-feira (08), com o subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Carlos Roberto de Lima. O encontro foi solicitado pelos representantes do Banco, com o objetivo de conhecer mais detalhes do projeto “Espírito Santo Sem Lixão”.

“Representantes de três empresas paulistas contratadas pelo Banco Mundial para desenvolver estudos para países em desenvolvimento, conheceram, por meio de equipe do próprio Banco, o ‘Espírito Santo Sem Lixão’. O nosso projeto se tornou um ‘case’ para o Banco, por cumprir, dentre outras coisas, as prerrogativas que a equipe busca em seus estudos para o desenvolvimento de um modelo regionalizado e sustentável ambiental, jurídica e economicamente, de destinação final de resíduos sólidos”, explica Carlos Roberto, que também é gerente do projeto.

Carlos Roberto adiantou, ainda, que a equipe pretende formalizar uma parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Sedurb, com o propósito de trocar experiências.

“O ‘Espírito Santo Sem Lixão’ é um projeto pioneiro no País e seu modelo foi bastante apreciado pelo Banco Mundial. Acreditamos que, principalmente no processo de formalização do contrato de concessão da prestação de serviços de destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a equipe do Banco Mundial, com seu ‘expertise’, poderá agregar valor ao nosso trabalho”, destacou o subsecretário.

“Da mesma forma, a equipe que nos visitou, saiu daqui com a certeza de que o nosso projeto é o que buscavam como referência prática para os estudos que estão sendo feitos em busca, principalmente, de garantias para sustentabilidade de um modelo como o que estamos implantando no Estado”, concluiu Carlos Roberto.

Participaram da reunião, representando o Banco Mundial, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, Daniela Stump, Natalia Barros, Suely Azevedo e Rafael Menezes. Também fez parte da reunião o subsecretário de Estado de Planejamento, Regis Mattos Teixeira.

Assessoria de Comunicação da Sedurb.
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135