04/02/2013 11h30 - Atualizado em 18/08/2015 14h08

Representantes do Governo Estadual visitam municípios com áreas de risco

Com o objetivo de apresentar a metodologia, mobilizar gestores, técnicos municipais e sociedade civil organizada para o desenvolvimento dos Planos Diretores de Águas Pluviais/Fluviais, Planos Municipais de Redução de Risco geológico e Projetos de Engenharia, representantes da secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB), visitaram seis municípios capixabas, nas últimas duas semanas.

Seis municípios foram visitados, Marechal Floriano e Domingos Martins (17/01), Iconha e Rio Novo do Sul (18/01), Vargem Alta (24/01) e Viana (25/01). Essas cidades fazem parte dos 17 municípios selecionados com base em relatório da Defesa Civil Estadual, que realizou estudo e levantamento das decretações de Situação de Emergência, com os registros de ocorrências de desastres relacionados com chuvas ocorridos nos últimos 10 anos.

A equipe que visitou os municípios foi composta pelo Subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Calhau, a arquiteta Ana Carolina dos S. Machado e a engenheira ambiental, Lígia Damasceno Lima, técnicos de apoio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Defesa Civil Estadual demonstraram bastante satisfação com o resultados das reuniões. Para o subsecretário, Eduardo Calhau, as expectativas em relação às reuniões foram superadas.

“A disposição dos novos prefeitos em enfrentar o problema e estruturar as cidades de uma forma mais sustentável, foi de total comprometimento em todas as reuniões realizadas. Os representantes municipais participaram de forma ativa, contribuindo nas possíveis soluções, através de um trabalho conjunto entre município e Estado, não só na execução de obras, mas também nas áreas que dependem da própria mobilização da sociedade. Os problemas não são decorrentes somente das chuvas intensas, que sempre ocorreram. A potencialização do risco muitas vezes está ligada às ações do ser humano, por isso a necessidade da participação da sociedade nesse projeto. A população também vai conhecer os prognósticos das situações futuras, podendo assim buscar soluções em conjunto,” pontou o Subsecretário.

VISITAS

Marechal Floriano e Domingos Martins

Os municípios fazem parte da Região Sudoeste do Estado. Suas hidrografias são formadas por um bom número de rios. Em épocas de muitas chuvas, como é comum na região, os níveis dos rios aumentam, causando transtornos, perda econômica e pondo em risco a população próxima às margens.

“A mais de quinze anos procuramos uma solução para as inundações da Sede e o mapeamento das áreas de risco de nosso município. Essas ações do governo do Estado são um grande presente para os florianenses”. Disse o prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi.

Marecahal Floriano e Domingos Martins fôramos primeiros municípios a serem visitados. As reuniões em ambas as cidades contaram com a presença das autoridades municipais, vereadores, técnicos da Defesa Civil municipal e o Comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Coronel Felipe.

Iconha e Rio Novo do Sul

Localizado na Região Litoral Sul, Iconha, tem uma topografia acidentada e ondulada com pequena parcela de superfície plana. A maior ocorrência de chuvas se verifica de outubro a janeiro, com a densidade pluviométrica anual em torno de 1209 mm.

Rio Novo do Sul, também pertencente à Região Litoral Sul, possui uma rica hidrografia. Os rios principais que atravessam o Município são: o Rio Novo e o rio Itapoama, além de vários córregos que compõem a rede hidrográfica do município.

Vargem Alta
O município de Vargem Alta integra a Região Central Sul do Espírito Santo. Possui um relevo apresentado que varia de fortemente ondulado a montanhoso, possuindo quedas d’água que formam inúmeras cachoeiras e corredeiras. As bacias que compõem a paisagem hidrográfica do município são as dos rios Novo e Itapemirim, cujas áreas são de 184 e 233 km², respectivamente, destacando-se como principais rios o Fruteiras e o Novo.

Para o prefeito da Cidade, João Bosco, os Planos apresentados são se suma importância para o município. “Os projetos apresentados representam uma luz no fim do túnel, pois a partir de agora saberemos como lidar com os riscos, e nos planejaremos de uma forma melhor para lidarmos com as situações futuras. A minha expectativa é a melhor possível. Estou muito feliz com os projetos apresentados,” disse o prefeito.

A reunião em Vargem Alta ocorreu em 24 de janeiro, com a presença do Prefeito João Bosco, o vice-prefeito, Cláudio, seis vereadores, incluindo o Presidente da Câmara Municipal e cinco secretários municipais.

Viana
Viana situa-se na Região Metropolitana do Estado. Tem uma rica hidrografia, é banhada pela bacia do rio Jucu e pelos rios Biriricas, Peixe Verde, Formate, Calçado, Jacarandá e Santo Agostinho.

Viana é o único dos 17 municípios que já elaborou o seu Plano Municipal de Redução de Risco Geológico. Gilson Daniel, prefeito do município, enfatizou que a integração entre o Município e o Estado é essencial para a qualidade do trabalho a ser desenvolvido. “É enriquecedor para o município fazer parte deste grupo dos municípios contemplados. A ação agrega valor ao empenho da equipe do Comitê de Ações Emergenciais que já iniciou seus trabalhos. O apoio do governo estadual muito nos fortalece. Estamos à disposição para garantir a execução plena de todos os planos”, afirmou.

A reunião em Viana ocorreu em 25 de janeiro. Além do prefeito, participaram da reunião os membros do Comitê de Ações Emergenciais da Prefeitura de Viana, secretários municipais e o presidente da Câmara de Vereadores.

Fontes: Eduardo Calhau e Ana Carolina dos S. Machado

Informações a Imprensa