11/06/2015 11h04 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Reunião sobre macrodrenagem mobiliza Grande Cobilândia

A comunidade da Grande Cobilândia, em Vila Velha, compareceu em peso, na noite desta quarta-feira (10), à reunião promovida pela Prefeitura do município com o objetivo de apresentar as ações de macrodrenagem previstas para o Canal Marinho. As obras, que serão executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedur-ES), visam a melhorar a vazão de águas pluviais e evitar alagamentos.

O subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, João Luiz Paste, participou da reunião e apresentou o projeto de macrodrenagem. “As intervenções que serão realizadas na região fazem parte da primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias de Vila Velha, Cariacica e Viana”, afirmou.
O subsecretário de Governo de Vila Velha, Alberto Pêgo, o deputado estadual José Carlos Nunes, vereadores e diversas lideranças comunitárias da região também participaram da reunião.

Macrodrenagem

Na região da Grande Cobilândia, as intervenções mais importantes são alargamentos dos canais, substituições de pontes estreitas por outras maiores e substituições de comportas.

Este é o maior investimento em macrodrenagem já realizado da região. Ao todo, serão R$ 350 milhões em obras com a meta de reduzir significativamente as áreas alagáveis dos municípios, levando mais qualidade de vida e segurança aos moradores da região. Os investimentos são oriundos de uma parceria do Governo Estadual, Governo Federal e a Caixa Econômica.

No dia 23 de maio, o governador do Estado, Paulo Hartung, assinou a ordem de serviço para início das atividades com a obra de remoção e reconstrução da ponte que está sobre o canal na Rua Valério Coser, no bairro Nova América, em Vila Velha. “Nosso objetivo é melhorar a vazão da água. Hoje a ponte, da forma como está, dificulta o fluxo em dias de grande volume d’agua. Assim, vamos ampliar a seção da ponte de 8,20 m para 14,40 m, o que vai melhorar e muito a passagem da água por ali”, explicou o subsecretário.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Loureta Samora