18/09/2013 08h30 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Santa Teresa recebe investimentos para limpeza de canais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), firmou parceria com a prefeitura do município de Santa Teresa para realização de trabalhos do Programa de limpeza e desobstrução de canais no município. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica, objetivando a prestação de serviços com disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional foi realizada nessa terça-feira (17) na sede da Sedurb.

A ação preventiva, que irá contar com investimento de R$ 192 mil, visa evitar e/ou minimizar os danos causados pelas fortes chuvas. Serão beneficiadas as seguintes localidades adjacentes ao centro do município: Córrego Valão de São Lourenço, Córrego Valão São Pedro e Rio Timbui.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, destacou a importância da ação. “A ação tem como objetivo retirar os materiais acumulados no leito dos canais, e de forma preventiva ajudar a restabelecer a seção de vazão existente, colaborando para amenizar a ação do tempo nos períodos de fortes chuvas, como ocorridas em Santa Teresa no ano passado” frisou Casado.

A assinatura dos termos de cooperação técnica com as prefeituras visa à prestação de serviços com a disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional para limpeza e desobstrução de canais nos municípios, como forma de prevenção. Dentre os equipamentos disponibilizados estão: caminhão tanque, caminhão basculante e escavadeira hidráulica.

Municípios já beneficiados

Os municípios beneficiados inicialmente pelo Programa são: Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Fundão, Ibiraçu e São José do Calçado, e estão entre os mais afetados por alagamentos, inundações e enxurradas nos períodos de chuva. Para minimizar esses problemas, a Sedurb busca repetir o resultado já alcançado nos municípios de Cariacica e Vila Velha, que foram atendidos pelo projeto de limpeza e desobstrução dos canais e já tiveram os trabalhos encerrados. O Programa está preparado para atender todos os municípios do Estado que sofrem as consequências das fortes chuvas.

Programa

O Programa de limpeza e desobstrução de canal foi desenvolvido com o intuito de ajudar a prevenir desastres naturais em épocas de fortes chuvas, tendo como principal objetivo restabelecer a vazão dos canais, por meio da limpeza e desobstrução dos mesmos. Os primeiros municípios começaram a ser atendidos em abril deste ano e os resultados já são percebidos.

Para participar do programa o município deve entrar em contato com a Sedurb e apresentar um plano de trabalho disscriminando os locais que necessitam de limpeza. Uma das obrigações da prefeitura para ser atendida pelo Programa é possuir um local de ‘bota fora’ desses rejeitos devidamente licenciado.

Desobstrução

A proposta de limpeza e desobstrução dos corpos hídricos inclui as bacias hidrográficas que não possuem obras estruturantes contratadas ou em andamento. As intervenções, a principio, serão nos trechos de canais que não possuem quaisquer revestimentos (canal aberto), e que oferecem condições de receber equipamentos mecanizados em suas laterais.

Municípios com o programa em andamento

As ações do programa já estão em andamento nos municípios de Aracruz, Ibiraçu, Serra, Fundão, São José do Calçado, Marechal Floriano e Domingos Martins.

Municípios em fase de estudo para serem atendidos pelo programa

Alguns municípios estão em fase de análise na subsecretaria de Programas Urbanos (Sedurb) para posteriormente serem atendidos pelo programa, são eles: Santa Maria de Jetibá, Ibitirama, Viana.

Conscientização popular

Para que o Programa de limpeza e desobstrução de canais tenha uma continuidade de sucesso ajudando a evitar que a população seja atingida pelos estragos causados pelas fortes chuvas, (vias públicas destruídas, água suja adentrando a casa aumentando o risco de proliferação de doenças, danos materiais que ela provoca como destruição de casas, imóveis comerciais e residenciais, além das lavouras) também é de extrema importância a colaboração e conscientização da comunidade.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini