10/10/2008 14h40 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Secretaria apresenta projetos prioritários do Governo a representantes do MPES

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, apresentou, na manhã desta sexta-feira (10), o “Águas Limpas’ e o projeto “Espírito Santo sem Lixão” para membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

“O Governo do Estado definiu 24 projetos prioritários, que constam das diretrizes estratégicas para 2010. A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), possui dois deles: o programa ‘Águas Limpas’ e o projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’”, destacou Paulo Ruy Carnelli ao iniciar sua apresentação.

O secretário também ressaltou a importância das atribuições da Sedurb. Em seguida detalhou todas as etapas e ações do “Espírito Santo sem Lixão”, o investimento que o Governo do Estado fará para implantar os Sistemas Regionais para Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), e falou sobre a importância e a eficiência do modelo regionalizado para a sua viabilidade econômica, social e ambiental.

Paulo Ruy mostrou, ainda, o que está sendo realizado pelo Governo do Estado e pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), por meio do “Águas Limpas”, o maior programa de saneamento do Espírito Santo, com investimentos que somam mais de R$ 1 bilhão. Todas as obras já estão contratadas, sendo que muitas já foram iniciadas e outras já estão concluídas.

“Quando falamos em investimento no setor de saneamento básico, prioridade desse Governo, estamos falando de obras que já foram contratadas. Além da ampliação dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, deixaremos um Plano Diretor de Esgoto, que tem como principal objetivo, mapear e traçar diretrizes de obras de esgotamento sanitário para a Região Metropolitana da Grande Vitória”, explicou.

Participaram da apresentação o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do “Espírito Santo sem Lixão”, Carlos Roberto de Lima; a promotora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Bens e Direitos de Valor Artístico, Estético, Histórico, Turístico, Paisagístico e Urbanístico (CAOA), Nícia Regina Sampaio; além dos promotores da Comarca de Vila Velha, Antonio Robis Goltara e José Cláudio Rodrigues Pimenta; os promotores das comarcas de Vitória, Viana, Pinheiros, Cachoeiro de Itapemirim e Marechal Floriano, Kennia F. Braga Smarçaro, Moema F. G. Coradini, Franklins Gustavo Botelho Pereira, Isabela de Deus Cordeiro, Hermes Zaneti, respectivamente, além de técnicos do CAOA.

Também estiveram presentes o diretor de Operação Metropolitana, Carlos Eduardo Saleme; o gerente técnico do projeto “Águas Limpas”, José Carlos Dalbém; o assessor da Diretoria de Administração e Meio Ambiente, Jader Mutzig; o diretor de Administração e Meio Ambiente, Luiz Ferraz Moulin e o coordenador de Planejamento Estratégico, Sérgio Henrique Rabello, todos da Cesan.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva