19/04/2011 06h18 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Secretário apresenta cronograma do ‘ES sem Lixão’ na Região Sul

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, participou na manhã desta segunda-feira (18) de uma reunião com os prefeitos e representantes dos municípios integrantes do Consórcio Público para Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul Serrana (Consul), do projeto “Espírito Santo sem Lixão”.

A reunião, solicitada pelo presidente do Consul e prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, também contou com a participação do subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do projeto, Carlos Roberto de Lima. Nesta região, estão sendo desenvolvidos os trabalhos para escolha das áreas onde serão implantados o aterro sanitário regional e as estações de transbordo.

Iranilson Casado repassou a situação do cronograma de execução do projeto na região. Ele destacou benefícios e enfatizou a prioridade do projeto para o Governo do Espírito Santo. “Um dos importantes benefícios do projeto é que com a gestão do Sistema Regional feita por meio de Consórcio Público os entes consorciados se libertam da questão dos preços que, nesse caso, serão praticados de maneira harmônica. Teremos conhecimento de todo o custo operacional das empresas privadas que prestarão os serviços”.

O secretário ainda chamou a atenção para a questão ambiental e de saúde pública. “Além do benefício de escala, sabemos que com a implantação dos Sistemas Regionais nas três regiões do projeto, haverá grande contribuição ambiental e para a saúde da população. O Governo abraçou esse projeto que coloca o Espírito Santo na vanguarda”.

Durante a reunião foram discutidas as fases de implantação do projeto na Região, bem como as atividades que estão sendo desenvolvidas atualmente. O gerente do projeto, Carlos Roberto de Lima, repassou ao presidente do Consul um relatório de atividades e fez uma apresentação que traçou um breve histórico da situação na Região Sul Serrana.

“Para o Espírito Santo, 2014 pode ser visto como um prazo factível, pois o Governo se antecipou às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O planejamento que temos para o projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’ foi feito dentro de uma realidade possível. A legislação nacional também diz que as soluções devem ser regionalizadas e já está comprovado que na questão dos resíduos sólidos isso é fundamental. Logo, nós estamos no caminho certo”.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro. Participaram prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios de Alegre, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Iconha, Irupi, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

‘Espírito Santo sem Lixão’

O Projeto “ES sem Lixão” irá implantar infraestrutura para a destinação final adequada RSU, dos municípios integrantes das regiões Norte, Noroeste e Sul do Estado.

O Governo do Estado, por meio da Sedurb, está investindo aproximadamente R$ 50 milhões para viabilizar os Sistemas Regionais que serão compostos por estações de transbordo, logística de transportes, e aterro sanitário regional.

A gestão e a regulação dos sistemas serão feitas por meio de Consórcios Públicos Regionais, constituídos pelo Estado e municípios. Esses sistemas serão construídos com os recursos estaduais e operados em regime de concessão, por empresas especializadas

Regionalização – Sul Serrana

O Consórcio Público para Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul Serrana (Cônsul) abrange os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani