24/04/2015 11h32 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Secretário apresenta macrodrenagem da Grande Cobilândia para moradores

Os investimentos de macrodrenagem previstos para região da Grande Cobilândia foram discutidos na noite dessa quinta-feira (23), durante a audiência pública realizada em Cobilândia, Vila Velha, pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa. O secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, participou do ato. Além de detalhar o projeto, ele também respondeu questionamentos dos moradores.

A audiência, proposta pelo deputado estadual José Carlos Nunes, contou com a presença do também deputado Marcos Bruno, do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, de vereadores e lideranças comunitárias dos vários bairros que integram a região beneficiada pelas obras. Segundo o deputado Nunes, a audiência teve por objetivo discutir soluções para o fim das enchentes em Vila Velha e Cariacica.

O prefeito, Rodney Miranda destacou o volume de obras de drenagem realizado pelo município nos últimos dois anos. “Investimos mais de R$ 100 milhões em drenagem e combate a alagamentos nas regiões de Cobilândia, Aribiri, Guaranhuns, Praia da Costa e Terra Vermelha”. O prefeito afirmou ainda a intenção de construir novas estações de bombeamento de águas das chuvas em Vila Velha. “Erguemos a primeira em Guaranhuns. As próximas serão construídas no Canal da Costa, em Cobilândia e no Aribiri”, disse.

O secretário João Coser reforçou o grande aporte de recursos destinados à macrodrenagem nos municípios de Vila Velha e Cariacica. “São recursos do Orçamento Geral da União e da Caixa Econômica Federal, com contrapartidas do Governo do Estado, que somados chegam a aproximadamente R$ 350 milhões”.

João Coser explicou que a macrodrenagem de Vila Velha e Cariacica terá intervenções nas bacias do Canal da Costa, do Guaranhuns, do Aribiri, de Jardim de Alah, do Córrego do Campo Grande e do Rio Marinho. As intervenções mais importantes, segundo o secretário, são alargamentos dos canais, substituições de pontes estreitas por outras maiores, instalação de comportas e estações de bombeamento.

O secretário explicou que o início das obras depende da conclusão da parte burocrática do projeto. “Estamos concluindo os processos licitatórios de três intervenções, e nós temos os projetos básicos para iniciarmos as contratações dos projetos executivos. Com os projetos executivos prontos vamos fazer as licitações e iniciar as obras”.

Comunidade

O líder comunitário Carlos Capixaba pediu a João Coser que ouça os moradores antes de iniciar as obras de drenagem. Ele afirmou que a falta de diálogo com as comunidades tem levado os governos a desperdiçar recursos públicos em decorrência de iniciativas equivocadas. O secretário João Coser esclareceu o que está sendo feito na busca de solução para as enchentes. “Vamos continuar realizando encontros com a população no atendimento a outras demandas para provocar esse diálogo com os governos”.

Loureta Samora
(27)3636-5002 / (27) 99972-5128