14/01/2011 14h24 - Atualizado em 04/05/2016 16h30

Secretário de Habitação visita obras do Programa Nossa Casa em Cariacica e Vila Velha

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, visitou nesta quinta-feira (13), as casas populares que serão entregues a mais de 500 famílias de baixa renda que vivem nos municípios de Cariacica e Vila Velha. Neste último município, serão contemplados moradores que vivem em áreas de risco de desabamento ou alagamento. Esta foi a primeira visita oficial feita pelo novo titular da pasta da Sedurb às obras dos conjuntos habitacionais Vila Oásis e Jabaeté, que juntos somam investimento da ordem de R$ 18,5 milhões.

Iranilson Casado chegou ao loteamento Vila Oásis pouco depois das 14h30 e percorreu todo o terreno que abriga as residências, em fase adiantada de construção. Acompanhado da diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) Helena Zorzal , e dos técnicos Paulier Vasconcelos e João Eudson, o secretário obteve informações mais detalhadas sobre o andamento do projeto.

No percurso que fez, o secretário de Habitação conheceu e conversou com moradores locais que tiveram os nomes incluídos na lista preliminar de famílias contempladas com a entrega das casas, prevista para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. Depois, conheceu o interior de uma unidade duplex e, quando saiu, se mostrou satisfeito com o andamento das obras.

“Estamos em fase de entrega, que deve acontecer neste primeiro quadrimestre. Nossa expectativa é que as casas atendam aos anseios dos integrantes do Movimento dos Sem Teto da Grande Porto Santana. Reforçamos que até dia 20 desse mês termina o prazo para conclusão do cadastro das famílias que serão beneficiadas”, concluiu Casado.

População que efetuou o cadastro fala sobre perspectiva de futuro

Em Vila Oásis, Cariacica, a visita do secretário da Sedurb, Iranilson Casado, foi bem recebida por moradores locais. Algumas pessoas que já efetuaram o cadastro junto à Prefeitura Municipal de Cariacica fizeram sugestões e relataram até mesmo os planos que têm para o futuro, quando receberem as chaves da casa própria.

“Agora eu tenho perspectiva. Se formos contemplados vamos sair do aluguel e poder morar no que é nosso. Vamos ter a oportunidade de ter o que é nosso e crescer na vida. Lutamos muito e agora espero que dê tudo certo”, comentou Maria José da Silva, presidente da Associação de Moradores do bairro Porto de Santana.

Maria José da Silva.

A visita também foi acompanhada pela doméstica Simone Nascimento Santos, que mora de aluguel em um bairro próximo ao residencial. Pensando nos benefícios que terá na casa nova, já pensa em fazer investimentos no futuro.

Simone Nascimento Santos.

"Essa casa vai me ajudar muito. Vou sair do aluguel e conseguir economizar meu dinheiro. Vou guardar pra fazer investimentos no futuro. Também quero decorar minha casa. Penso em várias coisas. Até em comprar outra com o que conseguir juntar”, disse.

"Quatrocentas famílias serão contempladas com as obras de Jabaeté, em Vila velha

A visita se estendeu ao Residencial Jabaeté, em Vila Velha, onde estão sendo construídas mais 400 casas. A intervenção segue em ritmo acelerado e cerca de 300 unidades habitacionais de interesse popular, estão em fase final de acabamento.

“Vila Velha sofre com a chuva e essas 400 casas vão atender um importante número de famílias que vivem em situação de risco. Enfatizamos que além do Estado dar um local e imóveis seguros para essas pessoas, a Prefeitura Municipal tem que promover ações para que as antigas residências sejam demolidas e a área que as abrigava sejam preservadas. É interessante destacar também a fase em que as obras estão. Temos casas em acabamento e outras em edificação. Essa situação é bastante relevante”.
Na última quarta-feira (12), Iranilson recebeu a relação das primeiras 48 famílias contempladas com essas habitações do Programa Nossa Casa, que investe, somente em Vila Velha, com a construção de 400 residências populares.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa é desenvolvido em parceria com os municípios capixabas e possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio da Resolução 460; com recursos provenientes do Pró-Moradia; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos ainda há parceria com as prefeituras.

No conjunto habitacional Jabaeté, em Vila Velha, estão sendo investidos 13,3 milhões, dos quais R$ 9 milhões são oriundos do Tesouro Estadual. A diferença é contrapartida do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. Já o Residencial Vila Oásis, em Cariacica, recebe investimento exclusivo do Governo do Estado da ordem de R$ 5,2 milhões.

O Nossa Casa tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional e, consequentemente, diminuir a desigualdade social no Espírito Santo. Já são quase quatro mil imóveis entregues ou em execução destinados a famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos. O investimento total em unidades habitacionais nessas modalidades é de mais de R$ 80 milhões, sendo R$ 70,2 milhões recursos do Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani