02/12/2008 15h18 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Secretário de Saneamento anuncia investimentos no município de João Neiva

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, anunciou a implantação de Redes de Distribuição de Água e Coletora de Esgoto Sanitário no município de João Neiva, durante a solenidade de entrega de mais 52 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa. Junto com ele, participaram da solenidade de entrega o presidente da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), Cláudio de Almeida Thiago Soares, o prefeito Luiz Carlos Peruchi, e o gerente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Antônio Carlos Nicchio.

“É muito gratificante entregar mais essas casas em João Neiva e poder anunciar que investiremos R$ 150 mil com o projeto de implantação de redes de distribuição de água e esgoto nos bairros Crubixá e Floresta, onde estão sendo construídas mais casas, trazendo benefícios para cerca de 70 famílias”, anunciou o secretário.

“Nesses seis anos do governo Paulo Hartung, o Espírito Santo avançou muito e os indicadores mostram isso. Estamos conseguindo resultados expressivos com planejamento, seriedade e comprometimento. Isso se dá principalmente pelo trabalho em equipe que o governo tem feito em parceria com os municípios e com o apoio da população”, ressaltou o secretário Paulo Ruy, que concluiu destacando que “a energia que recebemos quando entregamos essas casas e a satisfação com a qual realizamos essas ações é a recompensa pelo nosso trabalho”.

O presidente da Cohab-ES, Cláudio Thiago, destacou em sua fala a importância das parcerias para a concretização de projetos como o Programa Nossa Casa. “A entrega de mais essas unidades habitacionais é uma prova de que realmente ‘a união faz a força’. O resultado para as famílias beneficiadas é muito grande, mas também nos deixa muito felizes e gratificados”.

Assessoria de Comunicação da Sedurb

Marcilene, Ivanete e Engrácia: prazer em arrumar a própria casa.

Ele lembrou que além das reformas e construções entregues hoje, ainda estão em andamento a construção de mais 30 unidades habitacionais que serão concluídas no próximo ano. Os investimentos do Governo do Estado, por meio do Programa Nossa Casa já ultrapassam os R$ 800 mil reais, só em João Neiva.

Foram entregues 35 unidades habitacionais reformadas e 17 construídas, localizadas nos bairros Monte Líbano, Santa Luzia, Cristal, Vila Nova de Cima, Santo Afonso, Cohab e Crubixá.

Algumas das famílias beneficiadas, as que tiveram suas residências reformadas, foram vítimas de uma forte tempestade de verão, ocorrida em março deste ano, que atingiu suas residências, provocando destelhamentos e outros danos estruturais. As obras são resultantes de convênios do Programa Nossa Casa, firmados com o município de João Neiva. Alguns destes foram celebrados entre o Governo do Estado, o município e a CEF.

Assessoria de Comunicação da Sedurb

“A energia que recebemos quando entregamos essas casas e a satisfação com a qual realizamos essas ações é a recompensa pelo nosso trabalho”, disse Paulo Ruy.

Desde 2006, mais de 100 famílias do município de João Neiva estão sendo beneficiadas com o Programa Nossa Casa. A solenidade de entrega aconteceu na Câmara de Vereadores e também contou com a presença da diretora de Administração e Finanças, Helena Zorzal Nodari, do diretor de Projetos e Obras, Paulier Storch Vasconcelos e da assessora de Convênios do setor de Engenharia e Convênios da Cohab-ES, Maria Cecília Perim Pechinho; além do vice-prefeito eleito João Batista Rizzo e outras autoridades locais.

Depoimentos

Morar de favor era a realidade de Ivanete Teles Belo, de 48 anos. “Eu morava na casa dos outros, trabalhando na zona rural. Nunca tive casa própria. Parece um sonho”, disse emocionada. Com ela ainda moram o marido e mais três filhos.

Quem também está muito feliz com a nova moradia é Engrácia Jesus Nunes, de 68 anos. “Comigo moram minha mãe de 88 anos, meu marido, um neto e um bisneto com três anos. Essa casa representa tudo na minha vida”, disse Engrácia que festejava o fato de na casa nova “o banheiro é dentro de casa”.

“Com essa chuva que deu agora, se eu tivesse no meu antigo barraco não sei o que teria acontecido”, destacou Marcilene Coutinho de Souza, 29 anos, que mora com seu marido. “O meu antigo barraco era de tábua. Não dava gosto nem de arrumar e quando chovia, parecia que estávamos do lado de fora. Hoje mudou tudo. Tenho prazer de arrumar minha casa nova e me sinto segura dentro dela”, concluiu.

Programa Nossa Casa

Prefeitura de João Neiva

Novas casas.

O Programa Nossa Casa tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional no Espírito Santo, com a construção e reforma de habitações destinadas a famílias de baixa renda, por meio de convênios assinados entre Governo do Estado e municípios, e alguns também contam com a parceria da Caixa Econômica Federal. Entre obras concluídas, em execução – construção e reforma -, o programa beneficiará até 2009, aproximadamente, 2.700 famílias em diversos municípios capixabas. São investimentos na ordem de R$ 50 milhões, sendo que deste total mais de R$ 40 milhões são recursos oriundos do Governo do Estado.

Cynthia Silva
Assessoria de Comunicação da Sedurb / Cohab-ES