21/11/2008 14h23 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Secretário de Saneamento destaca a importância do planejamento em sua palestra no 4º Gestão das Cidades

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Carnelli, realizou, na tarde desta quinta-feira (20), a palestra ‘Agenda Integrada / Estado / Municípios – Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano’. O tema foi abordado no ‘4º Gestão das Cidades – Agenda para uma nova administração’, no Centro de Convenções de Vitória.

Paulo Ruy destacou a importância do planejamento na gestão das diferentes esferas. “Com planejamento podemos maximizar e qualificar os resultados das nossas ações. O Governo Estadual desenvolveu o ES 2025, um Plano de Desenvolvimento que está norteando as ações do Estado e mostrando que é possível alcançar metas com planejamento e trabalho sério”, ressaltou.

“Nós temos índices muito importantes e positivos no Estado que refletem o trabalho que está sendo desenvolvido desde 2003. O percentual da pobreza caiu de 23,8%%, em 2002, para 14,9% em 2006. A queda da taxa de extrema pobreza entre os anos de 2003 e 2006 foi de quase 44%. A renda capixaba cresceu 6% em média, enquanto que a renda dos 10% mais pobres cresceu 22%. Esses indicadores retratam os resultados alcançados pelo desenvolvimento de projetos em prol da erradicação da pobreza e a inclusão social”, disse o secretário.

Durante sua apresentação, Paulo Ruy falou sobre projetos como o ‘Espírito Santo sem Lixão’, ‘Águas Limpas’, ‘Programa Nossa Casa’, além dos modelos de convênios que são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com os municípios capixabas. Ele também abordou a Municipalização do Trânsito, mostrando aos representantes das administrações públicas municipais presentes que o Governo pode também ser parceiro dos municípios, apoiando sua estruturação para que assumam a Gestão Local do Trânsito.

O secretário mostrou ainda como o Estado está atuando com o ‘Rede de Cidades e Serviços’. “Fortalecer as regiões e o sistema de planejamento da rede de serviços públicos e incentivar os municípios a adotarem instrumentos de planejamento e gestão adequados são alguns dos itens buscados pelo Governo do Estado, por meio do desenvolvimento da Rede de Cidades, concluiu.

A palestra teve início às 14 horas, com a apresentação de Cláudio Porto, que falou sobre ‘Os Desafios de Implantação do ES 2025’. O Gestão das Cidades, já na sua quarta edição, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento, e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva