23/08/2008 11h29 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Secretário de Saneamento ministra palestra para alunos do curso de especialização da Esesp

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, ministrou, na noite desta sexta-feira (22), uma palestra para o curso de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Ele apresentou o tema ‘Processo de Recuperação da Cesan’, dentro da disciplina ‘Diálogos com Executivos Públicos’.

No início da palestra, Paulo Ruy apresentou o trabalho que é desenvolvido na Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), para em seguida falar sobre sua trajetória e desafios como presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

“Em 2003, quando assumi a presidência da Cesan, logo no início do governo Paulo Hartung, a situação da Cesan era caótica. Eram problemas que iam desde a indisponibilidade de recursos e relacionamento inadequado da Companhia com a sociedade e municípios, problemas de falta de água, dívida de mais de R$ 20 milhões, até problemas estruturais e administrativos internos”, disse ele.

O secretário destacou que a evolução da Cesan “foi feita por várias mãos e a realidade hoje é resultado de um trabalho diário, com a participação de todos os funcionários”. As prioridades, naquele período, eram a recuperação financeira da Cesan; a implantação de uma gestão profissional; modificar a visão da população, das administrações públicas municipais; e ainda, priorizar as questões emergenciais, com o foco no cidadão e não na corporação.

Hoje empresa tem capacidade de investimento e se tornou uma referência na prestação de serviços em saneamento em todo o País e já acumula alguns prêmios. Na questão do saneamento básico, com o ‘Programa Águas Limpas’, os investimentos já somam mais de R$ 1 bilhão. Foram investidos R$ 266,4 milhões até o ano de 2007 e já têm assegurados mais R$ 760 milhões para investir até 2011.

“Atualmente, temos 36% do esgoto tratado corretamente e chegaremos a mais de 60%. Se hoje já estamos à frente nesse serviço em relação ao restante do País, certamente, com o índice que alcançaremos nos tornaremos referência. Deixaremos ainda um Plano Diretor de Esgoto que permitirá a continuidade dos trabalhos. Este Plano irá estabelecer os recursos técnicos e financeiros para atingir os 100% de esgoto tratado, começando pela Região Metropolitana”, enfatizou o secretário.

‘Processo de Recuperação da Cesan’ foi a última palestra da disciplina, que tem como objetivo, apresentar os principais desafios enfrentados e superados com sucesso por gestores públicos. As experiências inovadoras e exitosas no trabalho da Cesan foram apresentadas a 30 alunos. Os temas das palestras anteriores foram Segurança Pública no Espírito Santo: Ações e Desafios; Prêmio Inoves; Banco de Dados e de Imagens Digitais de Exames Radiológicos; Mobilidade Urbana; e Plano Estratégico Nova Escola.

O Programa de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas objetiva apoiar mudanças na administração pública do Espírito Santo, capacitando gestores públicos do Governo do Estado, com atribuições voltadas para planejamento e gerenciamento das políticas públicas.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva