17/09/2008 12h07 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Secretário de Saneamento ministra palestra para conselheiros do Crea

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, ministrou uma palestra, na noite desta terça-feira (16), para membros do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), a convite do seu presidente, Luis Fiorotti.

Paulo Ruy falou sobre todas as atividades da Secretaria com o foco nas ações de saneamento básico, detalhando o Programa Águas Limpas e o projeto Espírito Santo sem Lixão.

O secretário apresentou aos conselheiros as ações e investimentos que estão sendo realizados pela Sedurb. “A partir da criação dessa Secretaria, foi possível estreitar e melhorar ainda mais a relação com os municípios. Além de dar continuidade às ações do Águas Limpas, por meio da Cesan, e do projeto Espírito Santo sem Lixão, estamos trabalhando para ampliar as ações da Cohab-ES, com o foco em habitação de interesse social. A Sedurb também trabalha em parceria com os municípios na realização de obras, com o objetivo de promover melhorias urbanas e, conseqüentemente, interferir positivamente na qualidade de vida da população beneficiada”, ressaltou.

O secretário ressaltou a prioridade dada aos projetos de saneamento básico. “Na Sedurb nós temos dois dos 24 projetos prioritários do Governo do Estado, que priorizou, desde o seu início, as ações em saneamento básico. No Águas Limpas, o investimento já soma mais de R$ 1 bilhão destinado aos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. Já o Espírito Santo sem Lixão, projeto lançado este ano pelo Governo, irá solucionar o problema da destinação do lixo urbano. Com a implantação dos Consórcios Públicos e a construção dos Sistemas Regionais, será possível destinar adequadamente 100% dos Resíduos Sólidos Urbanos e acabar com os lixões existentes no nosso Estado”, destacou.

O subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do projeto Espírito Santo sem Lixão, Carlos Roberto de Lima, acompanhou o secretário na apresentação. No final da palestra, o presidente do Crea-ES, Luis Fiorotti, apresentou aos convidados uma cartilha sobre saneamento ambiental. A apresentação aconteceu na sede do Conselho e teve início às 19 horas.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva