14/08/2009 06h15 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Secretário de Saneamento participa de Seminário Regional promovido pelo CREA

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, participou como debatedor da mesa que tratou da ‘Política Nacional de Saneamento’, no seminário da Região Sudeste “Pensar o Brasil – Construir o Futuro da Nação”, projeto do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e realização do Conselho Regional de Engenharia (CREA).

Após a palestra ministrada pelo chefe do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Sérgio Antônio Gonçalves, Carnelli falou aos participantes sobre as ações do Espírito Santo no setor de saneamento.

“No setor de saneamento, o Espírito Santo pode ser considerado como um exemplo de boa gestão e aplicação de recursos. Além do Programa Águas Limpas, que só com recurso próprio, do Governo do Estado e da Cesan, está investindo mais de R$ 500 milhões, temos ainda o projeto Espírito Santo Sem Lixão, que irá investir cerca de R$ 50 milhões para implantação de Sistemas Regionais para Destinação Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos”, destacou.

Carnelli enfatizou a importância da continuidade de ações e investimentos para o setor. “Dentro da lógica da Política Nacional de Saneamento o Estado do Espírito Santo tem se destacado pela prioridade dada ao assunto e pelo processo contínuo das ações. Até 2010, o Estado irá alcançar um índice duas vezes maior do que o Brasil possui hoje, que é de 30% aproximadamente. Já temos a Lei Estadual de Saneamento e ainda criamos a Agência Reguladora do setor (Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infra-Estrutura Viária do Espírito Santo - Arsi). Além disso, o Governo deixará pronto o Plano Diretor de Esgoto para indicar quais os investimentos necessários para universalizar o serviço de esgotamento sanitário para a Região Metropolitana”, concluiu.

O seminário regional tem o objetivo de debater temas específicos dos eixos do projeto para elaboração de diretrizes e ações decorrentes dos estudos e debates. O evento teve início nesta quarta-feira (12) e terá duração de três dias, no Hotel Bristol Century Plaza, em Vitória.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva