10/11/2008 15h46 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Secretário de Saneamento participa do X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, participa, nesta segunda-feira (10), da abertura do X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontece até a próxima quinta-feira (13), no Rio de Janeiro. Também participará do evento o diretor de Recursos Hídricos, em exercício, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Robson Monteiro.

A expectativa da organização do Encontro é que duas mil pessoas e representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o Brasil participem da programação do evento que tem como tema “O Fortalecimento da Gestão Participativa das Águas – 10 anos de Articulação dos Comitês de Bacia no Brasil”.

Os objetivos do X Encontro são possibilitar que os Comitês identifiquem oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas; integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados; discutir os cenários futuros no se refere aos recursos hídricos no Brasil.

Participação do Iema

As novidades que o Espírito Santo leva para o evento são o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FundÁgua) e o mecanismo por Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) que são diferenciados. Além disso, a analista Denise Rabelo apresentará, durante o evento, o trabalho de “Planejamento Estratégico do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Novo”, aprovado, dentre 91 trabalhos.

Na ocasião, acontece também o Encontro de Gestores do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e o Latino Americano de Comitês. Segundo Robson Monteiro, “esta é a maior delegação de membros de comitês e técnicos que o Iema leva para participar do evento, que tem como objetivo capacitar os membros dos comitês para construir junto com o poder público a gestão das águas”.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva