10/07/2008 12h22 - Atualizado em 18/08/2015 10h48

Secretário de Saneamento realiza palestra durante seminário em Cachoeiro de Itapemirim

As ações e investimentos dos projetos estruturantes do Governo do Estado “Águas Limpas” e “Espírito Santo sem Lixão” foram apresentados pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, nesta quarta-feira (09), no seminário “Os Desafios do Saneamento no Brasil”, realizado pela Citágua – Águas de Cachoeiro S.A, em Cachoeiro de Itapemirim.

Paulo Ruy Carnelli apresentou, para uma platéia de aproximadamente 300 pessoas, a palestra “Perspectivas do Saneamento no Espírito Santo” e ressaltou: “No Espírito Santo, a palavra ‘prioridade’ é a mais utilizada dentro do nosso Governo quando o assunto é saneamento básico”.

A agenda atual da Lei Federal de Saneamento Básico (11.445/07); números da organização dos serviços de água e esgoto no País e no Espírito Santo; o papel municipal e estadual a partir da sanção dessa Lei; além da criação de uma lei estadual de saneamento foram tópicos abordados pelo secretário, que lembrou a importância do planejamento no setor.

“Devemos ter capacidade e sabedoria para dar soluções boas e que sejam sustentáveis através dos tempos. Para isso são necessárias duas ações muito importantes: planejamento e a regulação. Nós estamos certos de que a Cesan possui hoje o modelo ideal para garantir a sustentabilidade na prestação de serviço”, afirmou o secretário.

O secretário foi expositor do Painel I, ‘A Nova lei, a Lei 11.445/07 e a Universalização do Saneamento”, junto com o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), Wanderlino Teixeira de Carvalho, que falou sobre “Regulação no Saneamento Básico”; e com a advogada Vanessa Tafla, que tratou do tema “Saneamento Básico e Consórcios Públicos”. O diretor de Operações da Empresa Águas de Limeira S.A., Sandro Mário Stroick, participou do painel como mediador.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva