Secretário de Saneamento realiza visita técnica ao Sistema do Rio Columbia (EUA)
Na próxima semana, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, participará, a convite do Banco Mundial, de uma visita técnica ao Sistema do Rio Columbia, nos Estados Unidos. A visita começa neste domingo (07) e segue até o 12 deste mês.
A visita tem o objetivo de discutir temas relevantes para preparação do Projeto Interaguas, incluindo uma reflexão de como as lições aprendidas na bacia do Rio Columbia, podem ser aplicadas na prática ao contexto brasileiro.
De acordo com o secretário de Saneamento, o sucesso do Programa Águas Limpas foi o fator que motivou o convite feito pelo Banco Mundial. “Será uma oportunidade de conhecer e discutir ações importantes referentes a projetos de infraestrutura hídrica. A qualidade e o resultado que o Programa Águas Limpas estão trazendo para o Espírito Santo foi, com certeza, o que motivou o Banco Mundial a nos convidar a participar dessa visita técnica ao Sistema do Rio Columbia. O Estado então vai não só participar, como poderá contribuir com a preparação do Interáguas, projeto que o Banco Mundial está propondo parceria com o Brasil e que poderá trazer possibilidades de financiamento para todo o País”, explica Carnelli.
O Banco Mundial tem parceria com o Governo Brasileiro no setor de água, onde se insere no Projeto Interaguas que está em análise na Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN), do Governo Federal.
Durante a visita serão abordados os temas: Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Columbia; Novos temas: variabilidade climática, integração eólica; Abastecimento de Água; Política de Recursos Hídricos nos EUA; Operações e Planejamento de Navegação; Operações e Planejamento Regional no Setor de Energia; Ações da Agência Ambiental Americana (EPA); Experiência com Planejamento Compartilhado; Qualidade da Água, Serviços Ambientais, Tratamento e Reuso de Efluentes; dentre outros.
Além de Carnelli, farão parte da comitiva, especialistas em recursos hídricos, representantes da Agência Nacional de Águas; do Ministério da Integração Nacional, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério do Meio Ambiente; Ministério dos Transportes; Ministério de Minas e Energia; Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental; Ministério das Cidades, dentre outros.
A bacia do Rio Columbia é maior produtora de energia elétrica dos Estados Unidos, tem uma área um pouco superior a do Rio São Francisco (Brasil) e possui uma hidrovia com cerca de 750 KM, tendo assim várias questões de saneamento, ambientação e desenvolvimento de irrigação. Uma parte da bacia é situada no Canadá, além de cobrir grandes parcelas de quatro estados americanos e ter pequenas parcelas em outros três. É um sistema complexo, que pode oferecer várias lições para reflexão no contexto Interáguas.
A Interaguas (Agência Interamericana de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável) é uma organização não governamental, de caráter científico, educacional, cultural e assistencial. Foi criada em 15 de dezembro de 1.999, em Belo Horizonte, transferiu sua sede para Brasília e em ato contínuo está habilitada como uma Organização Social de Interesse Público, desenvolvendo serviços tanto em nível nacional como internacional.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
Texto: Jordana Nascimento
E-mail: comunicacao@sedurb.es.gov.br