22/07/2008 09h04 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Secretário de Saneamento visita Centro de Controle da Confederação Hidrográfica do Ebro

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, participou na última semana da Expo Zaragoza 2008, na Espanha. Além das palestras a que assistiu, entre os dias 14 e 18 de julho, ele visitou o Centro de Controle da Confederação Hidrográfica do Ebro.

“A Confederação é um organismo criado em 1926, com o objetivo principal de potencializar o referencial simbólico que possui o Rio Ebro (um dos maiores rios da Península Ibérica) e o sentido de patrimônio comum para toda a população que integra o entorno da bacia hidrográfica do rio. A Confederação é a responsável pela gestão das águas da Bacia do Rio Ebro e é uma complexa junção de representantes de governos, instituições e comunidade, que funcionam de forma integrada e usando tecnologias avançadas para planejar e gerir a utilização da água”, explicou Paulo Ruy.

Neste ano, a Expo Zaragoza aborda o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”. O evento, realizado a cada cinco anos, teve sua edição 2008 aberta no dia 14 de junho e será encerrado em 14 de setembro.

Ainda sobre o Centro de Controle, o secretário explicou que a lógica de funcionamento é a da gestão integrada. “Dada a importância da água para toda a região, ninguém pode decidir sozinho pelo seu uso. O valor econômico também é inquestionável. Paga-se pelo uso da água e pelos investimentos necessários. Por exemplo, para reservação de água, parte dos custos é do governo e a outra parte é dos usuários”.

“Através de um sofisticado centro de controle, todas as principais informações relativas à medição do índice pluviométrico, vazão e qualidade de água, cadastro de usuários e também da população atendida estão disponíveis on-line, permitindo um controle adequado da utilização dos recursos hídricos”, completou Carnelli.

‘Semana Temática 5’

Paulo Ruy Carnelli fez parte da ‘Semana Temática 5’, dentro da ‘Tribuna da Água’, quando teve a oportunidade de participar de vários debates técnicos e assistiu a apresentações de práticas, em diferentes partes do mundo, na área de gestão de recursos hídricos.

Os assuntos centrais dessa Semana Temática foram os problemas relacionados aos serviços de abastecimento e saneamento em zonas urbanas e rurais. Nas discussões foram abordados temas como a identificação de políticas públicas, de práticas sustentáveis e de experiências que facilitem a prestação de serviços de abastecimento e saneamento eficientes, tanto em contextos atuais, como naqueles que se antecipem às conseqüências dos problemas que possam surgir, e ainda, na contribuição do que foi estabelecido nas Metas de Desenvolvimento das Nações Unidas.

O secretário de Estado de Saneamento foi um dos 10 convidados da América Latina pelo Banco Mundial, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos anos em que esteve como presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

‘Águas Limpas’

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2008 como o Ano Internacional do Saneamento. Mas desde 2003, saneamento básico é pauta prioritária do Governo do Estado.

“No Espírito Santo, a palavra ‘prioridade’ é a mais utilizada dentro do nosso Governo quando o assunto é saneamento básico”, afirma o secretário. Até o ano passado, foram investidos R$ 266,4 milhões em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Até 2011, serão mais R$ 760 milhões em recursos nessa área.

De acordo com a ONU, aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas não possuem acesso ao saneamento seguro – mais de um terço da população mundial. O Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 7, Alvo 10, é reduzir pela metade, até 2015, a proporção de pessoas sem acesso à água potável segura e ao saneamento. O Espírito Santo saiu e chegará na frente, ainda se a meta mundial for alcançada.

Até dezembro de 2008, os 52 municípios onde a Cesan atua, terão 100% de abastecimento de água e, até 2011, 60% de esgoto tratado. O Governo ainda deixará um Plano Diretor de Esgoto, para que esse índice alcance os 100%.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva