05/02/2009 16h19 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Secretário de Saneamento visita locais atingidos pelas chuvas em Ibatiba

Depois da visita realizada junto com o vice-governador Ricardo Ferraço, no distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, nesta quarta-feira (04), o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Paulo Ruy Valim Carnelli, conheceu todos os problemas ocasionados pelas fortes chuvas em Ibatiba, na Região Caparaó. A Situação de Emergência, neste município, já foi efetivada por meio dos decretos Municipal e Estadual nºs 06, de 06 de janeiro, e 033S, assinado no dia 22 do mesmo mês, respectivamente. Os dois possuem vigência de 90 dias.

Paulo Ruy, acompanhado pelo prefeito Lindon Jonhson Arruda Pereira e de parte da equipe da administração municipal, caminhou pelos bairros Novo Horizonte, Brasil Novo e São José, onde parte da população teve suas casas afetadas pelas chuvas. Também acompanhou a visita, nesta quarta-feira (04), o diretor-presidente da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), Cláudio de Almeida Thiago Soares.

“É necessário que a prefeitura prepare um documento relacionando todas as demandas e as prioridades para que possamos ver em quais situações o Governo do Estado pode ajudar ao município. O Governo está empenhado e sensível aos problemas e às demandas de todos os locais que foram castigados pelas chuvas. Os estragos são muitos, em vários municípios do Estado. É necessário agora planejamento para que possamos priorizar os casos mais graves, estabelecer um plano de trabalho e ajudar a população que foi fortemente prejudicada”, disse o secretário durante a visita.

De acordo com o major André Có Silva, da Defesa Civil Estadual, órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar, em Ibatiba, além dos bairros localizados na sede do município “as regiões da zona rural que foram afetadas são Santa Maria, Santa Clara, Córrego São Jose e Criciúma. O número de afetados é de mais de 800 pessoas que tiveram suas rotinas alteradas em função das chuvas”, disse o major.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) enviou no mês de janeiro para o município, 70 cestas básicas e 280 colchões. A Secretaria já investiu mais de R$ 650 mil em janeiro para ajudar as vítimas das chuvas nos diversos municípios capixabas atingidos.

Além de Ibatiba, receberam ajuda do Governo, por meio da Setades, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Barra de São Francisco, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guaçuí, Ibiraçu, Itarana, Iúna, João Neiva, Marechal Floriano e Vila Pavão.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva