13/03/2009 13h08 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Secretário de Saneamento visita locais mais atingidos pelas chuvas em Ibiraçu

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, visitou, nesta quinta-feira (12), o município de Ibiraçu, para se reunir com a prefeita Naciene Luzia Vicente e analisar as demandas geradas em função das fortes chuvas que atingiram o município em janeiro. O secretário foi acompanhado do gerente de Melhorias Urbanas da Sedurb, Jorge Manoel Ramos, e do diretor-presidente da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), Cláudio de Almeida Thiago.

Depois da reunião no gabinete da prefeita, o secretário visitou as áreas mais atingidas. “As demandas prioritárias estão sendo levantadas pela prefeitura, para que o Governo do Estado, por meio da Sedurb, possa ajudar na recuperação de pontes e habitações”, explicou o secretário Paulo Ruy.

O secretário Paulo Ruy está atendendo em seu gabinete prefeitos de todos os municípios mais prejudicados pelas chuvas. O Governo do Estado destinará R$ 12,5 milhões que serão empregados na construção de moradias, pontes, além de aquisição de máquinas e equipamentos. Os recursos serão definidos a partir da identificação das prioridades de cada município, que estarão baseadas nas avaliações da Defesa Civil e nos relatórios e planos específicos de trabalho preparados pelas prefeituras.

Os municípios que receberão ajuda do Governo Estadual são Afonso Cláudio, Atílio Vivácqua, Apiacá, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim (Distrito de São Vicente), Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria do Jetibá, São José Calçado e Vargem Alta.

Ibiraçu

A enchente deixou centenas de pessoas desabrigadas, destruiu pontes e danificou, além de residências, grande parte do comércio da região do Centro e órgãos públicos. O Governo do Estado, desde então, está realizando diversas ações para ajudar aos municípios atingidos pelas chuvas. Para Ibiraçu foram encaminhados na ocasião medicamentos básicos e materiais hospitalares, além de doação de alimentos e calçados, roupas, agasalhos, colchões e colchonetes às vítimas, a partir de campanhas realizadas por órgãos e secretarias do Governo.

O Arquivo Público do Espírito Santo também está trabalhando na recuperação de documentos históricos, em parceria com o Poder Judiciário.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva