03/02/2009 16h02 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Secretário de Saneamento visita o município de Ibatiba nesta quarta-feira (04)

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Paulo Ruy Valim Carnelli, visita, na tarde desta quarta-feira (04), Ibatiba, município capixaba da Região do Caparaó onde foi decretada Situação de Emergência, por meio do Decreto Municipal nº 06, de 06 de janeiro, e do Decreto Estadual 033S, assinado no dia 22 do mesmo mês. Os dois possuem vigência de 90 dias.

O secretário irá se reunir com o prefeito Lindon Jonhson Arruda Pereira para conhecer melhor as demandas do município, um dos afetados pelas chuvas. O Governo está acompanhando e auxiliando todos os locais atingidos com ações desenvolvidas por diversas secretarias e órgãos estaduais.

De acordo com o major André Có Silva, da Defesa Civil Estadual, órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar, em Ibatiba “as regiões da zona rural afetadas são Santa Maria, Santa Clara, Córrego São Jose e Criciúma. No município também foram atingidos os bairros de Novo Horizonte, Brasil Novo, Lacerda e São José”.

“Mais de 100 residências foram danificadas, deixando 280 pessoas desalojadas, ou seja, precisaram sair de suas residências e se encontram em casa de amigos e parentes. Outras 100 estão desabrigadas. Contudo, o número de afetados é de 878 pessoas que tiveram suas rotinas alteradas em função das chuvas”, disse o major.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), enviou, no mês de janeiro, para o município 70 cestas básicas e 280 colchões. A Setades já investiu mais de R$ 650 mil em janeiro para ajudar as vítimas das chuvas nos diversos municípios capixabas atingidos.

Além de Ibatiba, receberam ajuda do Governo, por meio da Setades, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Barra de São Francisco, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guaçuí, Ibiraçu, Itarana, Iúna, João Neiva, Marechal Floriano e Vila Pavão.

Durante a manhã, o secretário Paulo Ruy, também visitará Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, junto com o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço. A visita começará pelo Distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 8h20.

Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135