09/04/2015 06h24 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

Secretário discute soluções para crise hídrica em encontro de sustentabilidade

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, esteve em Brasília (DF) nesta terça (07) e quarta-feira (08), onde participou do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (III EMDS). O encontro, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), é o maior evento de sustentabilidade urbana do país. Entre os temas em destaque desta edição está a discussão de alternativas para o enfrentamento da crise hídrica e os desafios ambientais urbanos.

O secretário, que já foi presidente da FNP, foi convidado a moderar o debate “A nova agenda de saneamento a partir da crise hídrica”, realizado na tarde desta quarta-feira. Participaram da mesa a presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Jussara Cabral Cruz, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas; Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (DF), Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides, o secretário da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, e o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Mato Grosso, José Guilherme.

A proposta foi discutir as novas políticas e os investimentos, de médio e longo prazo, necessários para que o poder público possa garantir o suprimento de água para as necessidades humanas e as atividades econômicas.

João Coser destacou que os governos, estaduais, municipais e federal, precisam aprender a conviver com eventos extremos, períodos de muita chuva, e consequentes cheias, e períodos muita seca. "Daí a importância de políticas de proteção de nascentes. Temos que ver a crise hídrica como uma oportunidade para fortalecer os comitês das bacias e estudar formas de conter a perda de água tratada".

O secretário citou os exemplos de como o Governo do Estado do Espírito Santo tem atuado na condução crise hídrica e citou os resultados do Programa Reflorestar.

Soluções Federativas

Na manhã desta quarta-feira (08), João Coser acompanhou a mesa principal sobre a questão hídrica: “Soluções Federativas para a Crise Hídrica”. Prefeitos, gestores municipais, empresários e outras lideranças políticas compareceram à discussão e puderam opinar sobre o tema.

Entre os debatedores dessa mesa estavam o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antônio Henrique de Carvalho Pires, o prefeito de Uberlândia (MG), Gilmar Machado, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediek.

Loureta Samora
(27)3636-5002 / (27) 99972-5128